• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

8 restaurantes históricos para conhecer no Rio

Publicado em: 29-07-2022

O Rio de Janeiro é uma cidade com muita história e gastronomia. Em diversos casos, as duas coisas se encontram. O DIÁRIO DO RIO preparou uma lista para você se deliciar gastronomicamente e culturalmente. Confiram. Vale a pena.

Adega D’Ouro, em Vicente de Carvalho

Foto: Maria Cristina S. Tripadvisor

Com mais de 50 anos de tradição, o Adega tem como especialidade o mais famoso e gostoso bolinho de bacalhau do Rio de Janeiro. Além do bolinho, outro prato que merece destaque no cardápio é o Bacalhau Empanado. Fora o clima de boteco. Bom demais.

Endereço: Av. Pastor Martin Luther King Júnior, 6031
Telefone: (21) 2482-1571
Horários: de segunda até quinta funciona de 9h até 22h. Sexta e sábado de 9h até meia noite. Domingo abre 9h e fecha 16h.

Rei do Bacalhau, na Ilha do Governador

Foto: Tripadvisor

Como o nome sugere, o bacalhau é o ponto forte da casa.  O Bacalhau ao Zé do pipo (bacalhau refogado no azeite com cebola, brócolis e purê de batata gratinada) é um clássico. Apesar disso, o camarão também tem lugar garantido no menu, principalmente na Paella de frutos do mar feita com arroz de açafrão, peixe, camarão VG, cavaquinha, lula e polvo.

Endereço: Praia da Bica, 263 – Jardim Guanabara
Telefone:
(21) 2466-1160
Horários:
todos os dias de 11h até 01h30

Adonis, em Benfica

O clima do Velho Adonis: pratos fartos, ambiente amigável e alto astral

O Adonis está localizado em uma esquina de Benfica, na Rua São Luiz Gonzaga. O bar já foi eleito o melhor da cidade. Para muita gente ainda é. O cardápio é variado. Na carta de bebes, drinques e rótulos para todos os gostos. Chope claro, chope escuro, uísques, vodcas, aperitivos, licores, cachaças, vinhos e espumantes.

Endereço: Rua São Luiz Gonzaga, 2156
Telefone:
(21) 3890-2283
Horários:
Segunda a sábado de 9h até 23h45. Domingo, 9h até 16h

O Caranguejo, em Copacabana

Verdadeiro dos petiscos de frutos do mar, O Caranguejo se mantém com gastronomia 5 estrelas, mesmo com carinha de boteco e com o barulho do trânsito da Barata Ribeiro. A casquinha de siri é um destaque.

O clima é leve e descontraído, bem carioca. Não poderia ser diferente, com cerveja, peixe fresco no espaço aberto, fundado em 1979. Destaque para o famoso hambúrguer de camarão. O balcão de salgados também vale citação, como já fizemos aqui no DIÁRIO DO RIO. Por lá, vemos os imensos camarões, que podem ser servidos empanados, os pastéis diversos, os bolinhos de bacalhau fritos na hora, e muito mais. Doces portugueses também.

Endereço: R. Barata Ribeiro, 771
Telefone:
(21) 2236-1352
Horários:
todos os dias de 8h até meia noite

Adega do Pimenta, em Santa Teresa

Foto: Marcelo Fonseca

A Adega do Pimenta foi criada por um alemão chamado Holf Pfeffer. Ele, antigo mestre cervejeiro da Brahma, ficou encantado com as maravilhas do Brasil, principalmente com o lado bucólico de Santa Teresa. O apelido veio porque ele baixava a porta de ferro da Adega e bebia com os amigos e fregueses e ficava vermelho como um pimentão. William Guedes, o atual proprietário, era um dos clientes e companheiro de copo do saudoso Holf que faleceu em 1992. No cardápio, culinária alemã típica e uma variedade de cervejas importadas servidas em local antigo com ares de bar alemão.

Endereço: R. Alm. Alexandrino, 296
Telefone:  (21) 2224-7554
Horários: de segunda até sábado abre 12h e fecha 22h. No domingo também abre 12h, mas fecha 18h

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Casa Urich, no Centro


Há mais de 100 anos estabelecido como um dos principais restaurantes da cidade do Rio, a Casa Urich é famosa por oferecer aos clientes o melhor da alta gastronomia alemã. Abrta em 1913, tem como um dos pratos mais pedidos, o Kassler defumado com a salada de batata original sem maionese e chucrute. Além do doce alemão apfestrudel, com creme de chantilly.

Endereço:  R. São José, 50
Telefone: (21) 2220-2224
Horários: Horários: abre de segunda a sexta das 12h até às 22h

Rio Minho, no Centro

Foto: Reprodução Instagram oficial

Consagrado pelos pescados à la carte, o ambiente do Rio Minho vai de familiar a boêmio. As mesas ao ar livre dão um ar carioca e gostoso, no Centro do Rio, cercado de história e movimentação urbana. Fica em uma das áreas mais famosas da Cidade Maravilhosa.

Endereço: Rua do Ouvidor, 10
Telefone: (21) 2509-2338
Horários: de segunda até sexta-feira, entre 9h e 17h

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando