• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

Bairro Santa Genoveva, em São Cristóvão, é o Montmartre do subúrbio carioca

Publicado em: 17-06-2020

O Rio de Janeiro e seus achados. Em São Cristóvão, Zona Norte da cidade, encontra-se uma vila de casas que já foi comparada a um boêmio bairro francês. Conheça um pouco mais o Santa Genoveva.

O minibairro ou vila, hoje chamado de condomínio, foi construído em 1917, pelo Visconde de Morais, na região do antigo Morro do Breves. Devido ao estilo arquitetônico e à santa que tem o mesmo nome do local, ele logo foi apelidado de “Montmartre do subúrbio”.

Interior da vila

“O desenho das casas e o nome em homenagem à Santa Genoveva, que é a padroeria de Paris, provocaram essa relação com Montmartre, famoso bairro boêmio da capital francesa”, destaca o historiador Maurício Santos.

Localizado em uma colina que, já no tempo dos gauleses se destinava a lugar de culto e festas, Montmartre é chamado de “bairro dos pintores”.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

O Santa Genoveva possui um grande portão em arco e um conjunto arquitetônico de casas coladas às Ruas Santa Genoveva, Gerontia, Santa Pastora, Lutécia, Severo, e Praça Nanterre. A entrada é pela Rua São Cristóvão.

Casa próxima à Igreja do Bairro

No alto do condomínio fica a capela em homenagem à Santa Genoveva.

A Igreja dentro da Vila

“É um local muito agradável de morar. Tem esse ar bucólico, de vila do interior, às vezes nem parece que estamos no Rio de Janeiro”, disse Antonio, ex-morador do Santa Genoveva.

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando