• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

Cesgranrio lança série ‘Brasil Imperial’ na Amazon Prime

Publicado em: 09-11-2020

Nesta terça-feira (10/11), a Fundação Cesgranrio lança a série “Brasil Imperial” na Amazon Prime. Com dez capítulos, a série, que será exibida no Brasil, em Portugal e na África com distribuição da ELO Company, mostra desde a chegada da família real portuguesa ao Brasil até o retorno de D. Pedro I a Portugal.

Narrada por Joaquim Gonçalves Ledo, a série começa com a fuga da família real para o Brasil, mostrando o lado indeciso do Dom João e a personalidade forte de Carlota Joaquina. A trama mostra o sofrimento de Leopoldina com as traições de seu marido Dom Pedro I, inclusive o caso duradouro dele com Domitila de Castro, que posteriormente ganhou título nobre de Marquesa de Santos. A série retrata ainda o improvável romance entre o português Arrebita e a ex-escrava Ana do Congo, destacando a dificuldade nas relações naquele período de escravatura e tanto preconceito.

Cada capítulo tem duração de, aproximadamente, 40 minutos. As filmagens foram realizadas em apenas dois meses e a equipe usou mini sets já que eram gravadas diversas cenas em um único dia. Entre as locações no Rio de Janeiro, Igreja Nossa Senhora do Outeiro da Glória, Paço Imperial, Real Gabinete Português de Leitura, Centro Cultural da Justiça Eleitoral e Casa Marquesa de Santos (a verdadeira casa de Domitila).

O diretor Alexandre Machafer conta que fugiu ao máximo da caricatura que se costuma criar em torno da família real portuguesa:

Mostramos um Dom João indeciso, mas que tinha pulso, que era forte. Não quis seguir aquela imagem que as pessoas criaram dele de bobalhão. Também quis mostrar papéis femininos com mais empoderamento com as personagens da Carlota Joaquina, Ana do Congo, Domitila, Leopoldina e Amélia. Foi minha intenção, também, mostrar o comportamento lascivo e irresponsável de Dom Pedro I, que demorou para entender o papel dele. Na série, eu trouxe o máximo de realismo sem perder o humor”, diz.

Confira a sinopse e o trailer:

Em 1807, em uma ação sem precedentes na história, D. João – herdeiro da coroa portuguesa – resolve fugir para o Brasil com toda a corte para não cair nas mãos das tropas de Napoleão. Arrebita – um jovem serviçal – embarca clandestinamente nessa aventura transatlântica em direção aos trópicos e se envolve nos acontecimentos históricos que transformam o Rio de Janeiro na capital do Império Português e culminam com o processo de independência do Brasil e o posterior retorno de D. Pedro à Portugal.

Narrada por Gonçalves Ledo – político liberal e forte opositor das ideias absolutistas – Brasil Imperial apresenta as negociações, tramas e conspirações políticas que marcaram o período de permanência de D. João nas Américas e o primeiro império de D. Pedro. 

Questões como a escravidão, as atitudes autoritárias do Imperador e seus romances extraconjugais, a morte da Princesa Leopoldina, as revoltas populares em busca de maior liberdade e o estabelecimento de uma elite econômica e política orientada por privilégios, além da corrupção e interesses escusos que pautaram a vida do Brasil nesse período, são o pano de fundo para o intrincado romance de Arrebita e Ana do Congo. Além de servirem para propor uma discussão atual sobre as heranças que ainda hoje se perpetuam na administração do Estado Brasileiro e na organização de sua sociedade.

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando