• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

Conheça a história do vira-lata caramelo que foi à Guerra do Paraguai

Publicado em: 02-06-2020

O vira-lata caramelo, que já virou um símbolo do Rio de Janeiro no imaginário popular, tem um herói de guerra para chamar de seu. Durante a Guerra do Paraguai, que aconteceu de dezembro de 1864 a março de 1870, as tropas brasileiras, no 31º Corpo de Voluntários da Pátria, tinham como mascote o cachorro Brutus.

Brutus era um cão vira-lata do centro da cidade que uma vez entrou no quartel e acabou ficando por ali, sendo criado pelos soldados. Quando se deu a apresentação naquele quartel dos praças e oficiais que integrariam o 31ª Corpo de Voluntários da Pátria.

“Brutus se apresentou no pátio e marchou com os soldados até a praça Mauá, onde embarcou no navio até o Paraguai”, informa um artigo de  Matias Maxx, chamado Armas, Fardas, e um Cachorro Empalhado no Museu da PMERJ.

Os relatos históricos mostram que Brutus auxiliou em missões de resgate a soldados feridos e foi até ferido em combate, mas sobreviveu e voltou vitorioso ao país na condição de herói.

No entanto, anos depois, passeando pelo Campo de Santana, Brutus morreu envenenado.

O cão era muito querido por todos. Por isso, soldados fizeram uma vaquinha para pagar a autópsia e taxidermia do cachorro, confeccionando uma coleira comemorativa que pode ser vista com ele até hoje no museu.

Hoje em dia, o animal está  empalhado no museu da polícia militar do Rio de Janeiro, que fica na Rua Marquês de Pombal, 128, Centro do Rio de Janeiro.  

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando