• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

França pretende vender edifício da Maison de France, no Centro

Publicado em: 05-01-2022

De acordo com uma publicação do jornal Le Monde, o governo francês estaria cogitando vender o prédio da Maison de France, na Av. Antônio Carlos, Centro do Rio. O prédio foi Inaugurado em março de 1956 e fica praticamente na esquina da Avenida Beira Mar, ponto nobre da região Central junto ao aterro.

O terreno foi cedido à República Francesa pelo governo brasileiro com dupla finalidade: abrigar os serviços diplomáticos e contribuir para a difusão da cultura francesa no Brasil. O belíssimo teatro que existe no prédio foi palco de grandes espetáculos, inclusive, o espetáculo Mademoiselle Chanel, com Marília Pêra.

Durante a ditadura militar, o lugar era muito frequentado por intelectuais, por causa do seu acervo de livros e jornais “subversivos” — proibidos, à época.

Projetado por dois conhecidos arquitetos franceses, Auguste Rendu et Jacques Pilon, o prédio conhecido pelo o nome de Maison de France foi inaugurado por Juscelino Kubitschek, Presidente da República do Brasil, e por Maurice Faure, Ministro das Relações Exteriores do governo francês.

Aberto em 1956, o Teatro da Maison de France reabriu suas portas em fevereiro de 2002, na presença de Charles Josselin, Ministro da Cooperação e da Francofonia. Inteiramente renovado, com capacidade para 353 lugares, ele acolhe cada semana espetáculos de teatro, dança, concertos e sessões de cinema, colóquios e seminários.

O edifício, segundo especialistas, por ter sido doado com uma finalidade exclusiva, poderia ter o mesmo tipo de restrição à venda para terceiros que o antigo hospital ProMatre, na Avenida Venezuela. Naquele caso, o imóvel não poderia ser vendido pela massa falida do hospital, pois foi doado pelo governo federal com a condição de ser um hospital. Por isso, teria que retornar ao patrimônio da união. Resta saber se isso ocorreria neste caso em tela, por conta de um possível incidente diplomático.

Se colocado à venda – como se especula que o fará o governo americano com seu consulado, na mesma região – deverá ser cortejado por construtoras buscando os benefícios do projeto “Reviver Centro”, que tem gerado um sem número de licenciamentos de conversão de imóveis comerciais em residenciais. “Os edifícios comerciais com a finalidade de conversão em residencial têm sido vendidos a cerca de 2000 reais por metro quadrado”, disse ao DIÁRIO o corretor Marcos Queiroga, diretor regional da Sergio Castro Imóveis, mais antiga imobiliária da região.

Nesta quarta-feira, pela manhã, o secretário Washington Fajardo anunciou o licenciamento de mais dois empreendimentos de conversão de imóveis comerciais para residenciais. Serão convertidos em novos apartamentos para moradia o Hotel São Francisco, na Visconde de Inhaúma 95, e o antigo prédio do jornal O Globo, na rua Marquês de Pombal.

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando