• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

O ano em que o Rio de Janeiro teve dois carnavais

Publicado em: 21-01-2022

Em meio à pandemia causada pelo Coronavírus e suas consequências, foi decidido pela Prefeitura do Rio adiar o desfile do Carnaval do Rio de Janeiro em 2022 para abril. O certo é que quando esse carnaval chegar não vai ter ninguém parado, distante, pois vai ter tanta alegria adiada, abafada… Vai ser como se tivéssemos dois carnavais de uma vez. Se bem que isso já aconteceu.

Foi em 1912. A festa estava pronta para acontecer, conforme o velho normal, em fevereiro. No entanto, faltando uma semana para os 4 dias de folia, o Barão do Rio Branco, homem influente em todo o país, ministro das Relações Exteriores havia quase uma década, morreu, aos 66 anos, vítima de insuficiência renal.

O falecimento causou uma comoção nacional. “O Brasil caiu em luto. No Rio de Janeiro, a capital da República, uma multidão chorosa fez fila no Palácio do Itamaraty para ver o cadáver de Rio Branco e acompanhou o caixão até o Cemitério do Caju, onde o ministro foi enterrado com honras de chefe de Estado. Dada à comoção generalizada, os clubes do país que organizavam bailes à fantasia, em especial os do Rio, acharam que seria desrespeitoso promover a esbórnia em pleno período de luto. Por isso, decidiram cancelar os bailes em cima da hora e remarcá-los para a semana da Páscoa”, publicou Ricardo Westin, no site Agenda do Poder.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Contudo, quando chegou o sábado de carnaval, muitos foliões decretaram que uma semana de luto estava bom e foram para as ruas. Muitos, inclusive, em meio à festa, enaltecendo a figura do Barão. Outros, fazendo graça com a história toda.

Charge faz crítia aos cariocas que fizeram festa em fevereiro de 1912

A festa em fevereiro de 1912, como de costume, foi um sucesso de alegria e diversão. Fantasias e confetes para disfarçar as tristezas.

Meses depois, no feriado da Páscoa, em abril, outro carnaval. Mais quatro dias de folia nas ruas, nos clubes e nas casas Rio de Janeiro adentro.

Mesmo que por um motivo trágico, em 1912, o Rio de Janeiro teve a folia duplicada. Suspeito que o mesmo vai acontecer em 2022.

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando