• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

Pista de skate mais antiga da América Latina, que fica em Nova Iguaçu, será reformada

Publicado em: 29-07-2021

Com as medalhas de prata dos skatistas Rayssa Leal e Kelvin Hoefler nas Olimpíadas de Tóquio, o skate ganhou mais visibilidade e destaque. Mas muito antes disso, o Rio de Janeiro já abrigava a prática do esporte, tanto que a primeira pista de skate da América Latina fica no estado do Rio, mais precisamente em Nova Iguaçu.

Agora, tanto a pista quanto a praça passarão por uma revitalização, segunda nota da Prefeitura de Nova Iguaçu: “A Secretaria de Infraestrutura de Nova Iguaçu está em fase final de elaboração do projeto para reforma da Praça e da pista do Skate. Em seguida haverá licitação das obras, que devem ser iniciadas em 90 dias. O local vai ganhar nova pintura, paisagismo, parquinho para crianças, academia da terceira idade e quadra poliesportiva”.

Histórica, a pista foi inaugurada em 2 de dezembro de 1976 e fica localizada na Praça Ricardo Xavier da Silveira, que ficou popularmente conhecida como Praça do Skate. O projeto foi criado pelo desenhista e skatista Sérgio Alexandre e pelo então diretor de obras Henrique Reina.

Pista de Skate em Nova Iguaçu (RJ), em 1977 | Foto: Reprodução / Guia do Estudante

Segundo o jornal “O Globo”, o primeiro campeonato ocorreu em julho de 1977. Antes, a pista recebia apenas apresentações de freestyle e de slalom (uma descida contornando obstáculos).

Vale citar que apesar das revistas especializadas, do livro “Onda dura: três décadas de skate no Brasil” e da própria Prefeitura do município apontarem a pista de Nova Iguaçu como a primeira da América Latina, algumas pessoas já contestaram a informação. Mas ate hoje, não conseguiram provar com um registro de existência anterior a 1976.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Em 2013, a pista ganhou um documentário sobre sua história. A produção “Praça do Skate – A primeira pista da América Latina” teve roteiro e direção de Paulo China e reuniu depoimentos de pioneiros do esporte, idealizadores da pista e responsáveis pela obra, realizada em plena ditadura militar. O documentário está disponível em streaming na Amazon Prime.

Já no ano de 2015, a pista passou por uma série de reformas, que consertou os buracos e rachaduras, e foi reinaugurada no dia 25 de julho. Agora, a Prefeitura se prepara para, mais uma vez, reformar e revitalizar essa parte da história do esporte que fica na Baixada Fluminense.

Embalado pelas medalhas brasileiras na modalidade, o DIÁRIO DO RIO preparou uma lista com 10 dicas de lugares da cidade do Rio de Janeiro para se andar de skate. Confira!

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando