• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

Praça General Osório é entregue ao público toda reformada e com o Chafariz das Saracuras em pleno funcionamento

Publicado em: 04-08-2022

Os moradores de Ipanema e adjacências podem festejar. A Praça General Osório, fechada há cinco meses para reforma, foi reaberta na manhã desta quarta-feira (3), em uma cerimônia que contou com a presença do historiador Milton Teixeira. Com a reabertura da Praça, o população carioca poderá contar com a belíssima visão do Chafariz das Saracuras, do escultor Mestre Valentim, em pleno funcionamento. O chafariz, construído em 1795, estava parado há mais de cinco anos. O obra é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan).

As intervenções na General Osório contemplaram o paisagismo, o mobiliário, o parque infantil e a academia da terceira, um novo parcão, a colocação de um novo gradil, além da instalação de nova sinalização e câmares de segurança ligadas ao posto do Ipanema Presente, já abrigado no local.

A reforma da Praça é resultado do projeto Revitaliza Praça General Osório, uma iniciativa do Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC), que adotou lugar junto à Prefeitura do Rio de Janeiro. As obras foram realizadas com os R$ 1,3 milhão captados em patrocínios pelo ICCC por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocinaram as intervenções, as seguintes instituições: BTG Pactual, Supermercados Zona Sul, Sesc, Senac e Estácio.

A Praça General Osório é o terceiro projeto de revitalização de logradouros públicos feito pelo Instituto Carioca Cidade Criativa, fundado em 2019. Os anteriores foram o restauro do Portão do Parque Guinle e o Parque da Catacumba, em 2020.

 “Estamos muito felizes e realizados com a conclusão desse projeto. Restauramos um chafariz histórico e vamos entregar uma praça linda e modernizada. Queríamos ressaltar o apoio fundamental que tivemos dos órgãos municipais e da população”, disse a cofundadora do ICCC, Ana Luiza Piza.

Com um orçamento total de R$1,3 milhão, Revitaliza General Osório empregou 80 profissionais que desempenharam as mais variadas funções. Ao todo, foram plantadas 10.000 mudas de plantas e flores em toda a Praça, onde foram instaladas 16 câmeras e 6 postos de iluminação.  O cabeamento da General Osório também foi todo reformado, sendo o cabos antigos trocados por 380 metros de cabos novos. A Praça recebeu ainda 10 novos brinquedos infantis, 6 equipamentos de ginástica para a terceira idade e 7 novos brinquedos para o parcão.

O projeto Revitaliza Praça General Osório contou com o apoio das secretarias municipais de Conservação e de Meio Ambiente, Subprefeitura da Zona Sul, RioLuz  e Fundação Parques e Jardins, além do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando