• Brasil
  • Ingles
  • França

Presidente da AFPF é contra transformar Estação Leolpodina em mercado público: ‘Um crime’

Publicado em: 28-10-2021

Ricardo Lafayette, presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), não gostou nem um pouco da ideia apresentada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro de transformar o prédio da antiga Estação Leopoldina em um mercado público, nos moldes de mercados espanhóis.

Para Lafayette: “Essa ideia de transformar a Estação da Leopoldina em Hipermercado é mais um tapa na cara do carioca e ideia de quem não entende nada de nada de ferrovia, e talvez até da história da Cidade e do icônico prédio Barão de Mauá. Como pode o Rio de Janeiro, por mais de um quarto de século, dar as costas para a segunda estação ferroviária da Cidade? Um crime”.

A decisão o Governo do Estado foi tomada um mês depois de o juiz Paulo André Espirito Santo, da 20ª Vara Federal do Rio, condenar a concessionária SuperVia, bem como a Companhia Estadual de Transportes e Logística (Central) e a União a reparar os danos causados à estação.

Sem planos para utilizar o espaço, novamente, como estação de trens, a Secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra) foi encarregada pelo governador Cláudio Castro de detalhar o projeto do mercado. A ideia é inspirada nos mercados públicos como o La Boqueria, em Barcelona, com mais de 2.500 metros quadrados, que virou atração turística.

Atualmente, a Leopoldina está com janelas quebradas, fachada pichada e restos de telas de obras iniciadas e não acabadas. O estado da estação, com seus quatro andares, de frente para a Rua Francisco Bicalho, no Centro da Cidade do Rio, é de total degradação.

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando