• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

Dia do Teatro: Entenda a ligação entre a Cinelândia e a Saens Peña na vida teatral do Rio

Publicado em: 27-03-2024

Nesta quarta-feira (27/03), é celebrado o Dia do Teatro, uma data que ressalta a importância dessa forma de expressão artística na cultura e na história da cidade. E ao explorar os bastidores teatrais do Rio, nos deparamos com uma conexão fascinante entre dois pontos emblemáticos do município: a Cinelândia, no coração do Centro, e a Praça Saens Peña, na Tijuca.

Cinelândia: O Berço do Entretenimento

Vista parcial Cinelândia – Foto: Reprodução

A Praça Marechal Floriano Peixoto, mais conhecida como Cinelândia, é um marco histórico do Rio, onde as tramas teatrais se entrelaçam com a evolução da própria cidade. Durante as obras da Avenida Central, atual Avenida Rio Branco, essa área foi transformada em um largo aberto, ocupando parte do terreno do antigo Convento da Ajuda, construído no século XVIII e demolido nos primeiros anos do século XX.

A visão de transformar essa área em um epicentro cultural veio de Francisco Serrador, um empresário espanhol radicado no Brasil, que detinha diversos empreendimentos, incluindo cinemas, teatros e hotéis. Nos anos 1920, a região começou a abrigar algumas das melhores salas de cinema da cidade e teatro, ganhando assim o apelido de Cinelândia.

O Cine Odeon, o Cineac Trianon, o Cinema Parisiense, o Império, o Pathé, além do Theatro Municipal, Teatro Rival, Serrador e o Cine Palácio (atual Riachuelo) formavam o cenário vibrante dessa região. Apesar das mudanças ao longo dos anos, o charme histórico da Cinelândia persiste, especialmente no Cine Odeon e alguns outros que mantém viva a aura do glamour cinematográfico de décadas passadas.

Teatro Riachuelo (antigo Cine Palácio), na Rua do Passeio, Cinelândia – Foto: Reprodução

Praça Saens Peña: O Refúgio do Cinema na Tijuca

Vista aerea da Praça Saens Peña, anos 1950 – Foto: Reprodução

Porém, uma relação menos conhecida liga a Cinelândia à Praça Saens Peña, na Tijuca. A partir da década de 1920, essa praça se tornou um verdadeiro oásis de entretenimento, superando até mesmo a Cinelândia em número de salas de cinema. Naquela época, morar na Tijuca era sinônimo de status, e a Praça Saens Peña refletia todo o luxo e glamour da era dourada do cinema.

Um dos cinemas mais famosos da região era o Cinema Carioca, inaugurado em 1941. Sua arquitetura art déco era um exemplo do luxo da época. Outros cinemas, como o Cine América, o Carioca, o Olinda e o Metro Tijuca, também faziam parte desse cenário movimentado.

O DIÁRIO DO RIO explora uma conexão fascinante entre dois pontos emblemáticos dos bairros do Centro e da Tijuca
Cine Metro Tijuca – Foto: Acervo AGCR

Entretanto, ao longo das décadas seguintes, essas salas foram gradativamente fechando suas portas, deixando para trás lembranças de uma era gloriosa do cinema na Tijuca. O Metro Tijuca, por exemplo, foi fechado em 1976 para dar lugar a uma loja da C&A, enquanto o antigo Cinema Olinda foi substituído pelo Shopping 45. As principais salas de lazer eram: a Tijuquinha, o Cine América, o Carioca, o Cine Olinda (o maior da cidade), o Cine Metro Tijuca, Cine Eskie, o Art-Palácio e o Britânia (depois Studio Tijuca)

Antigo Cinema América – Foto: Acervo Biblioteca Nacional

Assim, muitos cariocas desconhecem que a Praça Saens Peña já foi um polo vibrante da vida teatral, seguindo os passos da famosa Cinelândia. Essa ligação entre os dois pontos históricos revela a rica e diversificada cena teatral que permeia a história do Rio, enriquecendo ainda mais o cenário cultural da cidade.

Advertisement

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando