• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

Edifício Mauá: Projeto ambicioso de Niemeyer para o Quitandinha nunca saiu do papel

Publicado em: 12-04-2024

No ano de 1950, o grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer recebeu um convite especial de Joaquim Rolla para elaborar um projeto arquitetônico inovador que viria a se chamar Edifício Mauá, localizado próximo ao icônico Palácio Quitandinha, em Petrópolis, na Região Serrna.

Segundo informações fornecidas pela Fundação Oscar Niemeyer, o projeto grandioso contava com a construção de um imponente bloco com 33 andares, abrigando incríveis 5.700 apartamentos distribuídos de forma inteligente. A estrutura incluiria três diferentes tipos de apartamentos, todos semi-duplex e completamente mobiliados, além de contar com a impressionante presença de 28 elevadores divididos em quatro torres.

Foto: Reprodução

No térreo, uma gama diversificada de 200 unidades comerciais e serviços estavam previstas, proporcionando aos moradores e frequentadores uma conveniência sem igual. Entre as comodidades planejadas estavam restaurantes, solários, uma escola maternal e até mesmo um teatro subterrâneo, prometendo entretenimento e conforto para todos os residentes.

Embora o projeto tenha despertado interesse e algumas unidades tenham sido vendidas, lamentavelmente, o Edifício Mauá permanece apenas como uma ideia no papel. Surgiram preocupações quanto à possível descaracterização da região e ao potencial fechamento dos corredores de ar do bairro, o que levou ao não avanço do empreendimento.

Foto: Reprodução

Com dimensões impressionantes, o edifício proposto teria 400 metros de frente, alcançando a altura de 155 metros, e abrigaria uma quantidade significativa de moradores. Contudo, as condições ambientais da região e a mudança de status do Palácio Quitandinha, após o fechamento do cassino, contribuíram para que o projeto não se concretizasse.

Advertisement

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando