• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

Os cinemas da região Leopoldina, a Cinelândia Suburbana

Publicado em: 19-04-2021

No centro da cidade do Rio de Janeiro existe a Cinelândia, famosa praça que é chamada assim por conta da grande quantidade de cinemas que abrigou em outros tempos. Outras partes do Rio também já tiveram diversas salas para se assistir filmes. Uma delas é a região da Leopoldina, que pode ser chamada de Cinelândia Suburbana.

Do início até o final do século XX, a Zona da Leopoldina, composta por bairros como Manguinhos, Bonsucesso, Ramos, Olaria, Penha, entre outros, teve muitas salas de cinema. Sendo referência nesta questão no Rio de Janeiro.

Com inúmeras relevâncias históricas, a região da Leopoldina foi a primeira parte dessa região da cidade a ser loteada ordenadamente em meados de 1850 e também a primeira área a ganhar iluminação elétrica nos anos 10.

O roteiro começa em 1906. Neste ano aconteceu a primeira apresentação do que era considerado como o cinema do futuro, conhecido inicialmente como Omniógrafo, no Largo da Penha, diante do Portão da Irmandade. Foi um empreendimento do famoso empresário artístico Paschoal Segreto.

De acordo com o livro Palácios e poeiras: 100 anos de cinemas no Rio de Janeiro, escrito por Alice Gonzaga, essa sessão que não levou mais de 30 minutos, com intervalo entre os filmetes, para descanso das vistas das pessoas que assistiam e se encantavam com a arte. Relatos históricos mostram que a cena foi de muita alegria do povo que estava presente.

O primeiro cinema da região Leopoldina e um dos primeiros da cidade foi o Cinema Ideal, localizado na Rua Uranos, n. º 28, atual nº 1009. Era um empreendimento da J. Souza & Cia.

“Aos poucos o cinema foi se tornando a diversão predileta da população e as causas foram que projeções cinematográficas cada vez mais aprimoradas, o preço do ingresso que era relativamente baixo tornava-o um estimulo e o ambiente seleto das primeiras plateias que enobrecia os assistentes” destaca a página História da Leopoldina.

Depois do Cinema Ideal, muitos outros surgiram. Cinema Brasil (na antiga Estrada da Penha), Cinematógrafo Olaria (no antigo Caminho de Maria Angu, posteriormente Rua Alfredo Barcelo), Cinema Theatro Oriente (na mesma rua do Cinematógrafo de Olaria), Cinema Theatro Penha ( Rua Nicarágua nº 114), Cine Paraiso (Praça das Nações, nº 66, Bonsucesso), Cinema Santa Cecilia (na Rua Itabira, nº 87, depois nº 123, Brás de Pina), Cine Theatro Brás de Pina (Rua Bento Cardoso, nº 289),  Cinema Rosário (na Rua Leopoldina Rego),  Cinema Santa Helena (Rua Uranos, nº 1474, Olaria).

Todos esses cinemas foram financiados pelas empresas Elísio, Caruso, Motta Paiva, que formaram o grupo Paiva, Caruso & Cia. Em média, essas salas de cinema foram abertas nos anos 1920 e até meados dos anos 1930. Algumas fecharam no início, como Cinematógrafo Olaria, em 1926, devido à competição do Cinema Theatro Oriente – que ficava na mesma rua. Em outros casos, duraram mais tempo, como o Cinema Santa Helena, que funcionou 55 anos, encerrando as atividades em 1997.

Não é exagero chamar a Leopoldina de Cinelândia Suburbana. Mais para a segunda metade do século XX, novos cinemas foram abertos na região.

Os Cinema Santa Helena (Rua Uranos, nº 1474, Olaria), Cinema Aleluia (Rua Cuba, nº 109, Penha), Cinema Bim-Bam-Bum ( Rua Costa Rica, nº 86, Penha. Nessa sala cabiam 500 pessoas), Cineminha  São Joaquim (Estrada Brás de Pina, nº 1229, onde também havia espaço para 500 espectadores), Cinema São Geraldo ( Rua Alfredo Barcelos, nº 572, Olaria), Cine Cordovil (Rua Bulhões Maciel, nº 55, Cordovil), Cinema Cinco Irmãos (Rua Guilherme Frota, nº 516, Bonsucesso), Cine Cosme e Damião (Rua Corrêa Dias, nº 587, Vigário Geral),  Cine Palácio de Higienópolis (Rua Darke de Matos, nº 28, Higienópolis – capacidade para 950 lugares), Cinema Leopoldina (na Rua Ibiapina, nº 41, Olaria), entre muitos outros.

Nos casos citados acima, poucos fecharam as portas anos depois de abrir. A maior parte desses cinemas, abertos entre os anos 1940 e 1970, tiveram vida longa, funcionando até meados dos anos 1990, início dos anos 2000. Outra peculiaridade é que essas salas tinham novos investidores, empresas envolvidas, diferentemente da lista anterior, quando havia o grupo Paiva, Caruso & Cia por trás de quase todos os negócios.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Alguns dos prédios históricos onde funcionavam esses cinemas ainda estão de pé. Contudo, infelizmente, em péssimo estado de conservação, como o do Cinema Theatro Oriente, em Olaria, fundado em 1935, que recentemente teve o telhado derrubado após fortes chuvas na cidade. Uma pena. Mais uma vez, opções de lazer nas áreas suburbanas da cidade, abandonadas à própria sorte.

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando