
Atividades culturais, ambientais e da área de saúde são realizadas na aldeia indígena de Angra dos Reis
Publicado em: 02-07-2025Na aldeia indígena Sapukai de Angra dos Reis, a mais populosa do estado do Rio de Janeiro, estão sendo realizadas atividades culturais, ambientais e da área de saúde.
No dia 27 de junho começou o Curso de Formação em Agentes de Educação Popular em Saúde (AgPopSUS). A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre o povo Guarani de Sapukai, o Movimento Baía Viva que fará a coordenação pedagógica do curso e conta o apoio institucional da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), e o Ministério da Saúde. Mais informações: (21) 99907-5946 (WhatsApp).
No dia seguinte, 28/06/, às 10h, foi iniciado o Projeto “Restaurando a Mata Verde pela Ancestralidade – Justiça Climática a partir do chão da aldeia” na Terra Indígena do Bracuí (Tekoá Sapukai), em Angra dos Reis (RJ). A ação é coordenada pelo Movimento Baía Viva em parceria com a comunidade Guarani de Sapukai e apoio do Fundo Casa Socioambiental.
A terceira iniciativa a ser destacada é sobre o Coral Guarani Tenonderã da aldeia Guarani Mbyá de Sapukai, que receberá o Prêmio Cunhambebe Tupinambá, no dia 4 de julho, sexta-feira, às 16h, no Museu do Índio, em Botafogo, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.
O projeto “Coral Tenonderã” foi elaborado com apoio dos ativistas do Movimento Baía Viva e os recursos foram utilizados para a aquisição de instrumentos musicais (violão e violino), confecção da roupa tradicional do Coral pelas mulheres Guaranis, produção de vídeo pelo Coletivo Jovem da aldeia Sapukai e em ações de divulgação de apresentações do Coral.
Neste mesmo dia 04/07, será lançado o Plano Museológico e Protagonismo Indígena: de Museu do Índio a Museu Nacional dos Povos Indígenas.