• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

‘Chopes Duplos’: os ônibus de dois andares que andavam pelo Rio de Janeiro

Publicado em: 14-07-2021

No início do século passado, imponentes ônibus de dois andares circulavam, cheios de passageiros, pelas ruas do Rio de Janeiro. Em contato com o humor carioca, foram logo apelidados de “Chopes Duplos”, em associação à bebida. Eles eram bem parecidos com os  famosos coletivos de Londres, na Inglaterra.

Em outubro de 1927, chegou o carregamento de ônibus de três eixos. De acordo com o site Saudades do Rio“os chassis vinham da Inglaterra e eram equipados com motores a gasolina, de 35cv a 90cv, fornecidos pela também britânica Daimler (que, a essa altura, já não tinha nada a ver com a homônima alemã). Já as carrocerias, de madeira, eram construídas nas oficinas da Light, na antiga Avenida Lauro Müller (ficava entre a Francisco Bicalho e a Praça da Bandeira)”.

“Hoje conhecida pela distribuição de energia, a Light já dominou os sistemas de gás e telefonia da cidade, além de operar os bondes e ônibus elétricos. Não à toa, a companhia fundada em Toronto, em 1899, era chamada de ‘o polvo canadense'”, destaca a Associação Nacional de Transportes Públicos.

A primeira viagem foi realizada no dia 04/11/1927. Foi um passeio para jornalistas e, no dia seguinte, os jornais estampavam informações sobre os veículos. Eram 12 bancos na parte de baixo, uma “elegante escada” (como destacou o O Globo) e 17 assentos, para dois passageiros cada, no segundo andar. O charme do veículo foi destaque. E o fato de ter um extintor de incêndio.

Em 06/04/1928 foram inaugurados oito auto-ônibus de dois pavimentos no tráfego da Rio Branco. Por duas décadas, os Chopes Duplos circularam pela cidade do Rio de Janeiro.

Na Avenida Rio Branco

Até que, em 6 de dezembro de 1941, foi anunciado o fim iminente desses ônibus. A extinção completa ocorreu no final da década de 1940. Nesta reta final, estavam restritos às linhas Leopoldina-Arcos e Leopoldina-Clube Naval.

“Seus chassis passaram a vestir carrocerias convencionais e os motores foram convertidos ao gasogênio. Foi a saideira do ‘double-decker’ carioca”, conta o Saudades do Rio. 

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando