
Inteligência Artificial ‘revive’ Carlos Drummond de Andrade em campanha do museu virtual Rio Memórias
Publicado em: 29-04-2025Apaixonado por Copacabana, Carlos Drummond de Andrade foi eternizado em uma estátua na praia do bairro. Mas agora o poeta ganha vida em um vídeo do museu virtual Rio Memórias. Na cena, Drummond levanta-se do banco, ajusta os óculos, escaneia com um celular a placa do projeto “Aqui tem memória” e parte deslizando de patinete pelo calçadão.
Veja
O projeto “Aqui tem Memória” é uma parceria entre o Rio Memórias e a Secretaria Municipal de Turismo e está em sua segunda etapa. Já são 41 placas informativas espalhadas por monumentos, estátuas, pontos históricos e culturais da cidade. Cada placa tem um código QR direcionando o visitante para o site do Rio Memórias, com textos em português e inglês sobre o ponto histórico, além de ferramentas de acessibilidade.
Algumas páginas, como a do Drummond, do Paço Imperial e a estátua de João Cândido contam com um recurso adicional: um áudio narrativo, com informações extras e ambientações sonoras que proporcionam ao ouvinte uma viagem no tempo.
No circuito musical, estão as estátuas de Tom Jobim, Dorival Caymmi, Pixinguinha, Noel Rosa e Luiz Gonzaga. Junto com Drummond, no circuito Ipanema/Copacabana também estão a estátua de Clarice Lispector, o Calçadão, a Colônia de Pescadores e a Pedra do Arpoador. Outras opções são o circuito Lapa/Glória, Praça XV, Zona Norte, Centro/Cinelândia e Caminho do Samba em Oswaldo Cruz.
Para saber mais, clique aqui.