Condomínio charmoso de Santa Teresa tem seu próprio bonde exclusivo; vídeo
Publicado em: 07-11-2024O Rio de Janeiro nunca cansa de surpreender com lugares que parecem parados no tempo, preservando a essência charmosa do Rio Antigo. Um exemplo bem simpático é encontrado em Santa Teresa, onde moradores podem chegar em casa com um bonde exclusivo, evitando a necessidade de descer e subir ladeiras íngremes típicas do bairro. E não, não estou falando do tradicional bondinho amarelinho de Santa Teresa, mas de um “primo” dele, um bonde/funicular que circula dentro do condomínio Vila Jardim Santa Cecília, um charmoso complexo da década de 50.
Localizado na Rua Almirante Alexandrino, nº 767, na altura da descida para o bairro de Laranjeiras, o condomínio é rodeado de casas antigas conectadas por esse transporte bem simpático, que dá as boas-vindas logo na entrada. O bonde, movido a gás, percorre as estreitas vielas em uma viagem rapidinha, que pode levar cerca de 5 minutos, e tem capacidade para 5 pessoas, além do motorista. No percurso, o traçado do transporte passa por verdadeiros mirantes voltados para a Região Central.
A Vila Jardim Santa Cecília foi construída na década de 1950 por Cícero Fernandes da Costa. O condomínio é formado por um conjunto de sobrados e casas, acessíveis somente através do bondinho, que interrompe suas viagens por volta das onze horas da noite e retoma às seis horas da manhã. O residencial fica dentro de uma entrada amarela, já desgastada pelo tempo, colado ao antigo prédio da Escola Suiço-Brasileira.
Historicamente, a vila atraiu muitos estrangeiros, especialmente suíços, alemães e franceses, que se encantaram com o clima agradável e as belas vistas. Apesar de sua peculiaridade, há pouquíssimos registros sobre a Vila na internet, tornando o local um verdadeiro tesouro escondido do Rio.