• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

História da Casa São Luiz: há 130 anos acolhendo idosos

Publicado em: 13-05-2021

Dentro de um lugar cheio de história, muitas histórias a serem contadas. A Casa São Luiz, no Caju, região Central da Cidade do Rio está há mais de um século atendendo pessoas idosas. Memórias não faltam.

Fundada em 1890 pelo Visconde Luiz Augusto Ferreira D’Almeida, famoso pelo seu perfil empreendedor e humanitário, a Casa São Luiz foi criada para oferecer um futuro digno aos idosos que trabalhavam em sua fábrica de tecido São Lázaro. Desde então, a administração familiar fortalece o conceito de qualidade de vida para a terceira idade. Sempre com um olhar voltado para o futuro, a Casa inova em suas ações e no acolhimento.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

No início do século XX, em 1923, foi construído um pavilhão exclusivo para casais e em 1937 inaugurou-se um pavilhão com gabinetes médicos e cirúrgicos com foco na saúde e bem-estar dos residentes.

Com o tempo, a Casa São Luiz construiu em seu terreno de mais de 18 mil metros quadrados novos prédios e acomodações e adequou-se aos tempos atuais instituindo novos serviços, equipe multidisciplinar e tecnologias.

“A fundação da Casa São Luiz começou como uma ideia de meu antepassado, que estando em viagem de negócios em Paris, visitou um amigo que lá se encontrava morando num asilo para idosos. Encantado com o que vira, trouxe e implantou-a no Rio de Janeiro, no bairro nobre do Caju, após adquirir uma chácara de limões de um Inglês, de 10 Mil metros quadrados. Seu objetivo era um: acolher qualquer necessitado , no crepúsculo de sua vida a ter um lugar onde morar”, conta Toni Bittencourt, Presidente da CSL.

A fé e a religiosidade acompanham a história da Casa São Luiz. Concluída em 1912, a capela tornou-se um dos principais locais de devoção de todos que passaram pela CSL. Em 1990, durante o centenário da instituição, foi realizada uma série de comemorações, incluindo uma missa celebrada pelo Cardeal Dom Eugênio Sales, na época o Arcebispo do Rio de Janeiro. Atualmente, as celebrações estão suspensas devido a pandemia.  

Em 1954 um ato do Papa Pio XII marcou a história da Casa e de todos os residentes e administradores da época. Em uma visita da presidente, a embaixatriz Ruth Ferreira d’ Almeida, ao Vaticano, ele doou um solidéu à instituição.  

Atualmente, a CSL possui uma infraestrutura de hotel e uma equipe de enfermagem completa, com coordenadores, supervisores, técnicos e auxiliares de enfermagem, e cuidadores, que trabalham 24 horas por dia, dando suporte integral a todos os idosos em atividades diárias de higiene pessoal, medicação, intercorrências, curativos e atenção profissional para maximizar as condições de saúde e bem-estar dos residentes.

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando