• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

Saiba quais foram os primeiros shoppings a surgirem no RJ

Publicado em: 11-04-2024

Apesar do espírito carioca adorar uma vida “outdoor”, os shoppings do Rio de Janeiro conquistaram seu espaço no coração dos moradores. Com cerca de 30 shoppings apenas na capital, é impossível ignorar o papel desses centros comerciais na vida urbana carioca e na economia do município. E entre todos eles, um se destaca como o precursor desse movimento: o Shopping do Méier, inaugurado em 1963 no coração da Zona Norte.

Com uma proposta de ser um centro de compras completo em um dos bairros mais populares da cidade, o Shopping do Méier rapidamente se tornou um ponto de referência para os moradores locais. Com 30 lojas e três âncoras importantes, incluindo um supermercado e uma loja de departamentos renomada, o shopping se destacava não apenas pela sua oferta, mas também pela localização estratégica no ponto mais nobre do Méier, na Rua Dias da Cruz.

Foto: Livro Bem-Vindos ao Grande Méier – História, memória e vivência

Apesar de ter sido inaugurado em 1965, o Shopping do Méier perdeu o título de shopping mais antigo do Brasil para o Iguatemi, de São Paulo, que abriu suas portas em 1966. A disputa histórica se deu pela definição da Associação Brasileira de Centros Comerciais (ABRASCE), que considerou o Iguatemi mais alinhado ao conceito moderno de shopping center. Contudo, para muitos cariocas, o Shopping do Méier continua sendo o pioneiro.

Foto: Reprodução

Mas a história dos shoppings cariocas não se limita ao Méier. Outros empreendimentos marcantes surgiram ao longo dos anos, cada um com sua própria narrativa e contribuição para a paisagem urbana e comercial da cidade.

O Shopping da Gávea, inaugurado em 1975, se tornou referência no mercado de luxo e moda na Zona Sul. Além de abrigar uma variedade de lojas exclusivas, o shopping também foi palco da famosa casa de shows Frenetic Dancing Days Discotheque, atraindo um público sofisticado e aficionado por cultura.

Fachada da casa de shows Frenetic Dancing Days Discotheque, no Shopping da Gávea, década de 70 – Foto: Reprodução

Logo em seguida, em 1980, surgiu o ShoppingRioSul, um dos mais badalados centros de compras do Brasil. Reconhecido nacionalmente, o RioSul se destacou não apenas pela sua oferta de lojas e serviços, mas também pela sua importância cultural, sendo eleito como um dos cinco shoppings principais que moram no coração dos cariocas. O shopping também possui uma grande torre corporativa, com escritórios de grande destaque. A torre RioSul é o considerada o prédio mais alto da cidade, com 163 metros, com vistas para o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.

Fachada do Shopping RioSul, na década de 80 – Foto: Reprodução

A Barra da Tijuca viu sua paisagem urbana ser transformada com a inauguração do Barra Shopping em 1981. Maior shopping do Rio de Janeiro na época, o Barra Shopping não apenas ofereceu uma variedade incomparável de lojas e entretenimento, mas também desempenhou um papel crucial no desenvolvimento e expansão da Barra da Tijuca, então um imenso areal afastado e sem desenvolvimento.

Foto: Reprodução

Finalizando a lista, em 1986, o Norte Shopping abriu suas portas na Zona Norte, tornando-se rapidamente um clássico da região. Localizado no bairro do Cachambi, coladinho ao Méier, o Norte Shopping atende à região mais populosa do Rio, oferecendo uma vasta gama de lojas, serviços e gastronomia, e justificando seu título como o shopping mais movimentado da cidade.

Norte Shopping, década de 80 – Foto: Rio Antigo
Advertisement

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando