
Antigo restaurante À Mineira, belo palacete de 1915 será demolido em Botafogo
Publicado em: 31-07-2022Não sendo um bem tombado, o centenário imóvel onde funcionava o Restaurante À Mineira teve sua demolição autorizada pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural. O imóvel foi comprado pela construtora niteroiense Soter, através de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE). A antiga construção, localizada na Rua Visconde Silva 152, em Botafogo, é de 1915 e ficou conhecida, sobretudo, por ter sido durante mais de 40 anos o afamado restaurante Maria Thereza Weiss.
“A junta de especialistas e acadêmicos deve ter achado que não havia valor artístico, arquitetônico. Mas nenhuma dessas reuniões têm sua pauta divulgada antes. E não pode ser acessada pela população. Isso precisa mudar”, se posicionou a página Rio Antigo, famosa por defender o patrimônio histórico da cidade.

A página informou, ainda, que o Instituto Rio Antigo nascerá no dia 13/8 e vai lutar pela revogação de autorizações de demolição deste tipo. Uma manifestação em frente ao casarão em Botafogo foi convocada para esta segunda-feira, 01/08. “Quem protege o Rio que não é tombado? Não toleraremos mais nenhum apagamento da historia dos nossos bairros”, questionam os defensores do patrimônio histórico.
O Palacete Histórico está praticamente íntegro por fora, e possui uma construção moderna em seu antigo pátio, com dois subsolos, que não altera sua beleza, apesar de ser bem ”pobre” de arquitetura, segundo especialistas. Fica a poucos metros da Casa de Saúde São José e do Largo do Iban.
Outro exemplo em uma situação parecida com a do palacete em Botafogo, o Hotel Inglês, no Catete, também foi citado pelos defensores do patrimônio público. O lindo imóvel localizado perto do Palácio do Catete, também praticamente íntegro (apenas com algumas janelas alteradas), também vai abaixo.
A Prefeitura do Rio ainda não se posicionou sobre o caso do histórico palacete em Botafogo.