
Bairro planejado e famosa batata, a história de Marechal Hermes
Publicado em: 08-05-2025Um dos bairros planejados da cidade do Rio de Janeiro, Marechal Hermes tem uma história que se mistura com momentos marcantes do passado do Brasil. Fundado em 1913, Marechal foi todo projetado, como em outros casos, em torno de uma linha férrea.
Não à toa o bairro tem uma das estações de trem mais charmosas do Rio de Janeiro. Embora muito mal conservada, a estrutura chama a atenção pelos detalhes arquitetônicos.
O Bairro começou a ser construído em 1911. A base da arquitetura é modernista. Dois anos depois, no dia primeiro de maio de 1913, com a presença do então Presidente da República, Hermes da Fonseca, Marechal Hermes foi inaugurado.

.
“Marechal foi o primeiro bairro operário e o terceiro projetado do Brasil. Antes veio a Vila Militar e o Campo dos Afonsos”, contou o historiador Maurício Santos.
O responsável pelo desenho do bairro foi o engenheiro Palmyro Serra Pulcheiro. A planta inicial, que passou por mudanças ao longo dos anos, previa ruas largas e arborizadas, com 1350 edificações, entre moradias, escolas, bibliotecas, praças, hospitais, creches e espaços comerciais.
Em 1914, com o término do governo de Hermes da Fonseca, a sequência dos projetos para o bairro foi abandonada. Nesse período, uma parte da imprensa e da sociedade criticava a obra, que na opinião deles, era cara demais e não contava com moradias populares, acessíveis aos operários.
Das 1350 edificações somente 165 foram entregues no prazo. Por conta da forte presença de descendentes de portugueses, neste início, o bairro ficou conhecido como “Portugal Pequeno”. Muitos desses moradores iniciais seriam ex-habitantes de residências no Morro do Castelo, demolido na mesma época. Contudo, a prioridade acabou sendo para quem tinha contatos e influência nos órgãos públicos que faziam a distribuição de pessoas para as novas casas erguidas em Marechal.
Na década de 1930, durante o governo Getúlio Vargas, os trabalhos no bairro foram retomados. Após uma intervenção urbana e política no projeto inicial, Marechal Hermes foi, enfim, terminado.
As décadas se passaram. As notícias em torno do bairro, também. Bastante movimentado no campo da gastronomia, sobretudo aos finais de semana, o Marechal passou a ter uma das batatas fritas mais famosas da cidade.
Marechal Hermes tem um jardim projetado pelo famoso paisagista Roberto Burle Marx. As ruas de Marechal, arborizadas como no projeto inicial, resultando em uma boa cobertura verde, possuem algumas casas valorizadas pelo mercado imobiliário.
Atualmente, Marechal sofre como outros bairros suburbanos na Zona Norte, que por falta de atenção das autoridades públicas, têm crescentes ondas de violência, desvalorização e degradação do patrimônio público e privado.
Um bairro com tanta importância e história merece viver dias melhores. Como os que já foram planejados um dia.