• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

História da Ponte Quebrada de Casimiro de Abreu

Publicado em: 20-10-2021

No mundo inteiro, pontes icônicas se tornam pontos turísticos. Contudo, uma ponte quebrada também pode ser atrativa. A prova disso é a de Barra de São João, distrito de Casemiro de Abreu, que passa sobre o Rio São João.

A ponte foi criada para passagem de uma ferrovia, pois, a empresa Estrada de Ferro Maricá tinha interesse em alcançar a localidade de Macaé de trem, partindo de Cabo Frio (atravessando Búzios, Rio das Ostras e Barra de São João –  segundo distrito do município de Casimiro de Abreu). A ideia era passar trilhos por cima da estrutura.

Foto: Triperadivisor

Contudo, o projeto da ferrovia foi abandonado em 1958. Então, a ponte passou a ser utilizada para o transporte de automóveis e pessoas. Com o tempo, o solo argiloso inviabilizou a sua utilização. Por isso, foi criada outra ponte paralela (como mostra a foto abaixo), no inicio da década de 1960.

Foto: Reprodução YouTube

Sem uso e, consequentemente, sem reforma, a velha ponte tombou. De acordo com relatos de antigos moradores da região, no instante em que a estrutura desmoronou, carros e pessoas caíram no mar, alguns foram resgatados, outros não.

Engenheiros afirmam que a ponte não pôde ser demolida por completo, porque trancaria a foz do Rio São João. Quebrada, ela virou um completo ponto turístico.

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando