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História das linhas fantasmas do metrô do Rio

Publicado em: 01-05-2019

O metrô da cidade do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1979. Na opinião de muitas pessoas, o serviço poderia ser bem melhor, com mais estações, por exemplo. O que pouca gente sabe é que na cidade existem duas estações secretas, que nunca tiveram suas obras concluídas e hoje estão completamente paradas, sem uso.

A mais antiga dessa dupla de estações fantasmas é uma que fica na Carioca. Sim, já existe estação no local, contudo, essa plataforma que hoje em dia está inutilizada, fica 15 metros abaixo da parada atual.

Fim da Plataforma da Carioca – Foto: Blog Metrô Rio (Não Oficial)

A ideia era que essa estação, atualmente fantasma, recebesse, nos anos 1980 e 1990, passageiros e vagões da Linha 2. Mas, por falta de recurso, a obra parou e assim ficou. Com o tempo, as Linhas 1 e 2 passaram a ter plataformas na única estação do Largo da Carioca que teve uso de fato.

“Governador Sérgio Cabral optou por, em vez de terminar a obra da Linha 2 no Centro, construir o atalho, chamado de Linha 1A, o que colocou os trens da Linha 2 nos trilhos da Linha 1. Esta decisão do ex-Governador passou a ser embaraçosa também para a concessionária Metrô Rio que se comprometera a levar a Linha 2 até a Carioca. Levou do jeito mais barato. Economizou muito dinheiro, mas sua operação piorou consideravelmente. O assunto também passou a ser embaraçoso para ela. Omitir a plataforma da Linha 2 para a imprensa e o grande público sempre foi conveniente para os Governos e para a concessionária”, disse Miguel Gonzalez do blog Metrô do Rio (Não Oficial).

Parte interna da estação fantasma na Carioca – Foto Blog Metrô Rio (Não Oficial)

Miguel Gonzalez, ainda, completa: “A obra deveria ter sido feita e concluída desde 1981. A plataforma da Linha 2 foi visitada por menos de cem pessoas desde a paralisação da obra. Mas a Linha 2 deveria estar recebendo cerca de 70 mil pessoas na hora do rush. Os trens da Linha 2 já deveriam estar circulando com 8 carros, trazendo mais conforto, rapidez para a população fluminense e chegando a outros bairros do Centro. Por que o Ministério Público nunca obrigou o Estado a concluir esta obra? Enfim, vamos continuar divulgando até que a Linha 2 seja concluída em seu eixo Centro”.

Outra estação também parou no tempo. Em Botafogo, Zona Sul do Rio, próximo ao Shopping Rio Sul, era para estar a Morro de São João. Contudo, foi mais uma plataforma que virou fantasma.

Em 1988, a Promon Engenharia elaborou um estudo para construção da estação São João, permitindo o acesso ao centro comercial Rio Sul. No mesmo ano, a Companhia do Metropolitano fez um Estudo de Viabilidade da Implantação da Estação Morro de São João, com acesso pela rua Álvaro Ramos.

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“A Brascan, dona do Centro Comercial Rio Sul, negociou com o estado a construção da Estação Morro de São João. As obras de expansão da Linha 1 para Ipanema e da linha 2 para a Praça XV foram interrompidas em função da Resolução n° 1469 do Banco Central que não permitiu o aumento do endividamento dos Estados e Municípios. No trecho Botafogo – General Osório as obras foram atacadas em 7 frentes distintas, destacando-se a extração de 90 mil m³ de rocha e a concretagem de 10 mil m³”, conta Miguel Gonzalez.

Nos anos que seguiram, tanto o Shopping Rio Sul quanto moradores das redondezas batalharam para que a estação passasse a ser utilizada. No ano de 2007, o Estado do Rio de Janeiro renovou a concessão por 30 anos com o Metrô Rio. A concessionária passou a ter a opção de finalizar a Estação Morro de São João, sem obrigação.

Dois anos depois, em 2009, um abaixo-assinado solicitando a construção da estação com 20 mil assinaturas foi entregue ao Governo do Estado. A Brascan anuncia que construiria a Estação Morro de São João em seis meses e o escritório de arquitetura de Jaime Lerner desenhou como ficariam as passarelas subterrâneas que ligariam o centro comercial à estação. Todavia, como sabemos, a estação segue fechada, fantasma.

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