• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

História do Teatro de Madureira, o primeiro do Brasil em uma área periférica

Publicado em: 09-04-2024

Por séculos, os teatros brasileiros foram espaços culturais destinados às pessoas com mais poder aquisitivo. No entanto, um teatro suburbano, da Zona Norte do Rio de Janeiro, bateu de frente com essa realidade.

Aberto no início dos anos 1950, o Teatro de Madureira fez história. Muita história. Ficava na Rua Carolina Machado, 386, em frente à estação de trem do bairro. O local tinha 450 lugares, 12 camarins e vários camarotes.

A artista Zaquia Jorge foi a responsável pela abertura do espaço cultural. “Trata-se do primeiro teatro do Brasil construído em uma área periférica“, destaca Marcelo Moutinho, que escreveu a biografia de Zaquia, lançada no último sábado.

Sua inauguração ocorreu em abril de 1952, com a peça Trem de Luxo, escrita especialmente para a ocasião por Walter Pinto e Freire Junior. Uma mulher à frente de seu tempo, Zaquia Jorge elaborou estratégias para conquistar o público de um lugar que ainda era pouco habituado àquele tipo de diversão. Logo, seu espaço se tornou uma febre“, pontua o portal Rio de Memórias.

Imagem: Reprodução do livro Estrela de Madureira, de Marcelo Moutinho

Após alguns anos de muito sucesso, o Teatro de Madureira sofreu um grande baque. Zaquia Jorge morreu em 1957, com apenas 33 anos de idade, afogada na praia da Barra da Tijuca. Seu velório lotou o local, onde mais de 4 mil pessoas foram chorar sua partida.

Logo após a partida de Zaquia Jorge, o teatro passou a ter o nome da emblemática artista da vida cultural do Rio de Janeiro dos anos 1940 e 1950. Entre muitas realizações profissionais, Zaquia trabalhou na célebre companhia de Walter Pinto, ascendeu no competitivo mundo das vedetes e contracenou com Dercy Gonçalves e Oscarito.

Contudo, sem a presença e o trabalho da atriz e empresária, o Teatro de Madureira foi perdendo público até que fechou. Hoje em dia, onde existiu um dos espaços culturais mais importantes da cidade do Rio e do Brasil, funciona um bazar que vende artigos de papelaria e brinquedos.

A história de Zaquia e do Teatro são contadas com riqueza de detalhes no livro Estrela de Madureira, de Marcelo Moutinho. Editora Record. A publicação está disponível nas livrarias e também pode ser comprada pela Internet.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando