• Brasil
  • Ingles
  • França

3 Praças do Centro que mudaram de nome após a Proclamação da República

Publicado em: 15-11-2021

O Rio de Janeiro é a única cidade das Américas a ter sido capital de um Reino Europeu, quando da vinda de Dom João VI para o Rio, aqui se tornou a capital do Reino de Portugal e de suas colônias, da África até às Índias. Depois houve o Grito de Independência, uma monarquia que durou quase 70 anos e, finalmente, um golpe militar em 1889 que trouxe a República.

Com a Proclamação da República, os militares tentaram apagar o nome da família imperial do Brasil e dar força a um sentimento que era impopular no país, poucos eram republicanos, e maior ainda era o número daqueles que não entendiam o que estava acontecendo, ou não fazia a diferença. Fazia pouco mais de 1 ano que Princesa Isabel, a Redentora, tinha abolido a escravatura.

E apagar o nome significa trocar o nome de ruas e praças. De acordo com Laurentino Gomes só no Rio de Janeiro foram 46 mudanças logo após o 15 de Novembro. O DIÁRIO DO RIO selecionou 3 das principais praças do Rio de Janeiro que trocaram de nomes ligados ao Império do Brasil para nomes mais republicanos.

Praça XV

Foto Cleomir Tavares/ Diario do Rio

A Praça Quinze de Novembro, ou simplesmente Praça XV, é o marco zero do Rio de Janeiro. Se chamou Largo do Terreiro da Polé, Largo do Carmo, Praça do Carmo, Terreiro do Paço (Imperial) e Largo do Paço (Imperial). Como bônus, a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo era a Capela Imperial.

Praça da República

Praça da República – Rio de Janeiro – Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Praça Tiradentes

Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

Originalmente chamada de Rossio Grande em referência ao Largo do Rossio em Lisboa (aquele que Copacabana homenageou com seu calçadão), depois Campo dos Ciganos, Campo da Lampadosa e Campo do Polé. Finalmente, em 1821, passou a se chamar Praça da Constituição, já que foi na sacada do então Teatro Real São João (onde hoje está o Teatro João Caetano) que Dom Pedro I jurou fidelidade à nova Constituição., em 1862 recebeu a estátua de Dom Pedro I que está lá até hoje. Mas em 1890 a República achou por bem mudar o nome para Praça Tiradentes em homenagem ao centenário de sua morte que seria celebrado em 1892.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Praça da República

Praça da República – Rio de Janeiro – Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Localizada no Campo de Santana a Praça da República se chamava Praça da Aclamação, pois foi lá que foi aclamado Dom Pedro I como Imperador do Brasil. Com a Proclamação da República sendo feita lá trocaram o nome.

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando