
Baía de Guanabara tem quase 50 praias; saiba quais são
Publicado em: 07-12-2022Famosa por sua história, beleza, importância econômica e social e, infelizmente, pelo descaso, a Baía de Guanabara é um dos locais mais importantes de todo o Rio de Janeiro. Muito de nosso estado passa e depende da mesma. Inclusive parte de nossas elogiadas praias.
Ao todo, na Baía de Guanabara são 47 praias, localizadas na capital, nas ilhas, em Niterói, São Gonçalo e Magé. Boa parte dessas faixas de água e areia estão poluídas e impróprias para o banho. Mais um motivo para que a luta em prol da limpeza da Baía seja ainda forte.
Veja a lista das praias da Baía de Guanabara, de acordo com dados do Instituto Baía de Guanabara:
Na Ilha do Governador (11 praias): Galeão, São Bento, Engenho Velho, Bica, Ribeira, Engenhoca, Pitangueiras, Bandeira, Barão de Capanema, Guanabara, e Pelônias.
Na Ilha de Paquetá (12 praias): Imbuca, Grossa, Tamoios, Catimbau, Pintor Castagneto, Moema e Iracema, Moreninha, do Lameirão, de São Roque, da Guarda, dos Frades e das Gaivotas.
Em Niterói (9 praias): Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão e Eva.
Em São Gonçalo (5 praias): Luz e São João, Beira, Boioia e das Pedrinhas.
Em Magé (4 praias): Ipiranga, Mauá, Anil e Piedade.
No Rio de Janeiro (6 praias): Ramos, Flamengo, Botafogo, Urca, praia do Forte de São João e praia Vermelha.
- Na parte externa da Baía de Guanabara, as praias de Copacabana a oeste, e as de Piratiniga e Itaipu a leste têm as águas mais limpas e, portanto, oferecem mais segurança aos banhistas que as procuram.