• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

Considerado a ‘cicatriz’ do Rio Comprido, Elevado Paulo de Frontin completa 50 anos em 2024

Publicado em: 21-03-2024

O movimentadíssimo Elevado Paulo de Frontin, também conhecido como Viaduto Engenheiro Freyssinet, completa cinco décadas de existência em 2024, marcando uma trajetória repleta de desafios e superações. A via elevada, localizada no bairro do Rio Comprido, na Região Central do Rio, tem com 5,2 quilômetros de extensão e é uma das principais ligações entre a Grande Tijuca e a Zona Sul do Rio, representando um marco na mobilidade urbana da cidade.

Idealizado na década de 1960 como parte do Plano Doxiadis, o projeto do viaduto sobre a Avenida Paulo de Frontin começou a sair do papel em 1969, durante a gestão de Negrão de Lima. Apesar dos protestos dos moradores locais, as obras tiveram início com previsão de conclusão para abril de 1971, num esforço para acelerar o progresso da cidade.

Entretanto, em 1971, um trágico desabamento abalou a construção. Uma parte da estrutura cedeu enquanto estava sendo erguida sobre a Avenida Paulo de Frontin, resultando no soterramento de 48 pessoas e na perda de vidas. Esse incidente levou a uma profunda reflexão sobre os métodos de construção empregados e gerou questionamentos sobre a segurança da obra.

Após meses de investigação e intervenções de engenharia, as obras foram retomadas em setembro de 1972. Além da reconstrução do trecho desmoronado, foi realizado um reforço estrutural em toda a extensão do viaduto. Essa fase incluiu a interdição da Avenida Paulo de Frontin para instalação de andaimes e escoras, garantindo a estabilidade da estrutura durante as obras. O fechamento da avenida acabou gerando um dos maiores congestionamentos da história da cidade.

Finalmente, em 28 de dezembro de 1974, o Elevado Paulo de Frontin foi inaugurado, representando um marco de perseverança e resiliência na história do Rio de Janeiro. Sua importância para a mobilidade urbana da cidade é indiscutível, conectando vias importantes, como a Linha Vermelha à Zona Sul e facilitando o deslocamento entre diferentes regiões.

Do progresso à desvalorização

Apesar de sua significância para o transporte carioca, o viaduto também foi associado à desvalorização do bairro do Rio Comprido, onde parte de sua extensão está localizada. Considerado por muitos como uma “cicatriz” urbana, o elevado foi um dos fatores que contribuíram para a decadência do bairro ao longo dos anos. O Rio Comprido foi um dos locais que mais sofreram com os efeitos das intervenções urbanas realizadas no município. Até a década de 1960, a Av. Paulo de Frontin era uma rua arborizada, com bons e belos sobrados e alguns edifícios de apartamento ao longo da avenida, com o rio que corria no canal ao centro dividindo a avenida em duas pistas. No início dos anos 1970, antes do início das obras, continuava a ser um bairro agradável de classe média. 

As limitações a entrada de luz natural, a vista para o elevado, o barulho e a poluição levaram muitos moradores a abandonar o local. Até meados do século XX, o bairro foi uma área de casas imponentes e belas residências, contudo, uma grande obra infra-estrutural que viria alterar completamente a situação da região. A paisagem foi drasticamente afetada, principalmente sua avenida principal que perdeu o charme da alameda fluvial rodeada por imponentes palmeira. Em 2020, o Rio Comprido teve a marca da segunda maior desvalorização do metro-quadrado do Rio.

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando