• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

História da Baía de Inhaúma, que deixou de existir para a construção da Cidade Universitária

Publicado em: 28-03-2024

Atualmente é difícil associar imediatamente o nome do bairro de Inhaúma ao mar. Contudo, em outra e antiga configuração da cidade do Rio de Janeiro existiu uma micro-baía chamada assim. Inclusive com rota regular de barcas de passageiros. Tudo mudou com a construção da Cidade Universitária, iniciada pela Ilha do Fundão.

Antes de tudo, precisamos frisar que a cidade do Rio de Janeiro foi bastante aterrada ao longo dos séculos e muitas mudanças surgiram disso. Já publicamos aqui no DIÁRIO DO RIO uma matéria nesta coluna de história sobre as praias extintas.

O portal Rio Memórias fala sobre as mudanças que levaram ao fim da Baía de Inhaúma: “A Planta da Cidade do Rio de Janeiro, elaborada pela Diretoria Geral de Obras e Viação da Prefeitura, em 1913, mostra o litoral norte da cidade (parte inferior da imagem). É possível identificar as ilhas dos Ferreiros, da Sapucaia, dos Pinheiros, de Bom Jesus e do Fundão, que nos anos 1940 foram unidas por aterros para abrigar a Cidade Universitária. A obra acarretou no impedimento de uma melhor circulação da água, causando o assoreamento e a poluição da baía. Bem antes disso, essas ilhas eram margeadas por águas limpas, mangues e florestas que compunham a micro-baía de Inhaúma – também chamada de Saco de Inhaúma – e que foi desconfigurada, após sucessivos aterros”

Planta da Cidade do Rio de Janeiro, 1913. Fundação Biblioteca Nacional

Existem muitos casos de praias da Zona Norte ou do Centro da cidade que foram aterradas e sumiram do mapa. Também contamos aqui a história da praia de Maria Angu, que desapareceu para a construção da Avenida Brasil e abrangia toda a faixa desde a altura da Avenida Lobo Júnior na Penha Circular até Ramos.

Antes do aterro, existiam barcas regulares para Inhaúma. A partir de 1852, a Companhia Nictheroy & Inhomerim (que era responsável pelas barcas no Rio de Janeiro) passou a ter as linhas ligando o Largo do Paço até a Praia de Botafogo (na altura da Rua São Clemente) e os bairros da Ilha do Governador, Paquetá, Catete e Inhaúma. Nesta época, havia nove embarcações realizando as travessias: Santa Cruz; Restauração; São Clemente; Botafogo; Petrópolis; Ponta d’Areia; Inhomerim; Nictheroy e São Domingos.

Cidade Universitária

Sobre a Cidade Universitária, a atual Ilha do Fundão foi criada a partir da aplicação de aterro a um arquipélago de oito ilhas durante a construção do campus entre 1949 e 1952.

Vista aérea da Cidade Universitária do Rio de Janeiro, 1968. Arquivo Nacional

As ilhas, que ficavam na micro-baía de Inhaúma, eram Ilha do Bom Jesus da Coluna, Ilha do Fundão e Ilha da Sapucaia. Além de ilhas menores, como a do Catalão, Ilhas do Baiacu e das Cabras, Ilhas do Pindaí do Ferreira e o Pindaí do França, situadas entre as do Fundão e do Bom Jesus da Coluna.

Da Baía de Inhaúma só ficaram os mapas e as memórias.

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando