• Brasil
  • Inglês
  • Espanhol

História das corridas do circuito da Gávea

Publicado em: 18-11-2020

A Fórmula 1 não vai acontecer no Rio de Janeiro. O que, no caso, foi até bom. Construir um autódromo desmatando uma floresta com mais de 200 mil árvores no último trecho plano de mata atlântica da cidade não é uma boa ideia. Contudo, em meio às especulações sobre a volta das corridas no Rio, surgiu a possibilidade de um circuito de rua, no Aterro do Flamengo. E essa possibilidade lembra outra história: a do Circuito da Gávea.

O Circuito da Gávea, também conhecido como “Trampolim do Diabo”, foi um circuito de rua que abrigou o Grande Prêmio Cidade do Rio de Janeiro e que começou a ser realizado nos anos 1930, na Avenida Niemeyer.

As famosas corridas de “baratinhas” mobilizavam muitas pessoas que ficavam à beira da pista vendo os carros passar em alta velocidade.

O circuito possuía um traçado de rua com mais de 11 quilômetros que contornava o Morro Dois Irmãos. A largada era na Rua Marquês de São Vicente. O trajeto seguia pelas Avenidas Bartolomeu Mitre, Visconde de Albuquerque, Niemeyer e Estrada da Gávea, onde hoje é a Rocinha. Com mais de 100 curvas e diferentes tipos de piso (asfalto, cimento, paralelepípedo e areia), o traçado era de risco para os pilotos. O local de largada, em que os carros cruzavam os escorregadios trilhos de bonde, aumentava ainda mais o perigo. Por isso o apelido “Trampolim do Diabo”.

“A subida era pelo atual Parque da Cidade. Tinha umas curvas de tirar o fôlego até mesmo dos pilotos mais experientes. Todavia, o circuito da prova destacava as belezas da cidade, o que na época ajudou a trazer turistas para o Rio“, conta o pesquisador Márcio Pereira.

Essas corridas, que deixaram de acontecer, definitivamente, em 1942, ajudaram a colocar o Rio de Janeiro no cenário automobilístico mundial. Atualmente, a Avenida Niemeyer tem outro tipo de corrida. A pé, atletas passam pela via na disputa da Maratona do Rio de Janeiro. Se provas de automobilismo tivessem que voltar a acontecer no Rio seria interessante que fossem na Avenida Niemeyer, no Aterro do Flamengo. Bem melhor que desmatar uma floresta para construir um autódromo.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando