Aula além da escola
Publicado em: 27/02/2020Laranjeiras é terra de carnaval, de natureza e de muita história. O pequeno e charmoso bairro da Zona Sul abriga uma obra de arte da arquitetura brasileira, onde suas paredes foram testemunha de importantes momentos para o país. Trata-se do Palácio das Laranjeiras.
Emoldurado pelo verde da floresta do Morro Nova Cintra, o Palácio das Laranjeira fica localizado na Rua Paulo Cesar de Andrade, no entanto, o acesso é feito através da rua que leva o mesmo nome do bairro, seguindo pela rua Gago Coutinho, de onde se alcança a entrada do Parque Guinle. Outro relevante local de Laranjeiras, muito visitado por cariocas e turistas.
Mas voltando ao Palácio das Laranjeiras, o palacete é a atual residência oficial do governador do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. O terreno de 25 mil metros quadrados que circunda a propriedade abriga também um jardim em estilo francês, com alamedas, gramados e um magnífico lago. No meio desse paraíso, na Rua Paulo Cesar de Andrade ficam prédios com apartamentos que possuem vista privilegiada para o Palácio das Laranjeiras. E como se isso não bastasse, ainda tem o "bônus" de poder apreciar também o Cristo Redentor.
Recentemente, a administração do imóvel reabriu as portas para visitação (somente aos sábados e mediante agendamento). Os convidados podem acompanhar, durante um tour guiado, um pouquinho da nossa história, tendo como pano de fundo a estética e o design único do local. O roteiro inclui seis pontos da construção do imóvel, além da parte externa. O Palácio foi casa da princesa Isabel no século 19 e residência oficial da presidência da República entre 1926 e 1947. Bem próximo dali, fica uma das principais vias do bairro de Laranjeiras, a Pinheiro Machado. o trecho fica a poucos minutos do metrô do Largo do Machado e conta com farto comércio. Além de hospitais, escolas e áreas arborizadas. Na Rua também ficam ótimos apartamentos de 2 quartos.
No Salão Nobre, os visitantes podem ver onde a princesa Isabel organizava saraus culturais, jantares com orquestra, recitais de piano e dança. O grupo também visita a sala Pé de Moleque. O local recebeu cobertura de vidros resistentes e iluminação especial, para preservar o chão. A sala tem este nome porque o piso de pedras foi acomodado com os pés pelos filhos dos escravos, que eram chamados de moleques.
Berço das nossas raízes, Laranjeiras está sempre de portas abertas para nos ensinar e desfilar conhecimento.