Em estado de arte
Publicado em: 26/12/2019
Um dos grandes expoentes culturais de valor inestimável para quem vive no Rio de Janeiro são as unidades do Sesc. A instituição é um grande núcleo de entretenimento e arte, com filiais espalhadas por todo estado. Uma das iniciativas mais conhecidas e idealizadas pelo Sesc, são as exposições do ArteSesc, que promovem eventos visando prestigiar as mostras já consagradas, além de incentivar as de cunho experimental.
Uma das finalidades do ArteSesc é incentivar o surgimento de novos valores artísticos, circulação de novas ideias e tendências como mostras temáticas de produções de longa e curta-metragem, leituras dramatizadas de novos talentos, projetos de música clássica e MPB, lançamentos de livros. Uma das unidades do ArteSesc mais frequentadas no Rio é a do bairro do Flamengo, situada ao lado da Rua Fernando Osório, a região é famosa pelos apartamentos com excelente localização, próximo ao metro e do Parque do Aterro do Flamengo.
Com o objetivo de difundir a arte pelo país, o ArteSesc leva ao público exposições, cursos, palestras, oficinas e debates sobre os mais diversos artistas brasileiros. Presente em 80 cidades brasileiras, o programa é renovado a cada ano, quando ganha dois novos artistas para a coleção.
Todas as exposições são acompanhadas por materiais educativos, com conteúdo didático e abordagens diferenciadas para o público escolar. O ArteSesc elabora ainda catálogos com informações complementares sobre as obras e os artistas. Uma das principais ruas do Flamengo e importante via de acesso para se chegar ao ArteSesc é a Marquês de Abrantes, que compreende ótimos imóveis, incluindo apartamentos de 3 quartos.
Desde a criação do ArteSesc em 1981, mais de 30 mostras de artes visuais diferentes já passaram por quase todos os estados brasileiros. Milhares de espectadores já tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências sobre a produção artística brasileira. Atualmente o Sesc busca promover produções modernas e contemporâneas, relacionadas com materiais multimídia e de experimentação, trazendo novos públicos e expandindo a cultura no Rio.
Em cada pedacinho não só da nossa cidade, mas também do nosso estado, é possível alimentar a mente com arte e conhecimento.