Terra Boa
Publicado em: 02/12/2020Berço de bambas e de grandes personalidades, a Tijuca é tida por muitos como um dos melhores bairros da cidade. Extremamente urbanizada e servida de bons serviços, suas ruas são repletas de escolas, mercados, clínicas médicas, bancos, farmácias, academias, galerias comerciais, entre outros. Não é exagero dizer que as principais vias da região tem absolutamente de tudo. Um pedaço do Rio completo.
Com alma de subúrbio, charme de zona sul e personalidade de Tijuca, o bairro sempre figura nas listas de preferidos dos cariocas. Não é pra menos, além de de toda infraestrutura já citada, a região tem a cara a do Rio, sabendo ser sofisticada e despojada conforme a ocasião pede.
A Rua Uruguai, famosa via da zona norte carioca, que liga o multicultural bairro de Vila Isabel à Tijuca, é uma das mais movimentadas, em função o trecho conta com um clima amistoso, onde os moradores podem encontrar, além de todos os serviços já citados, lanchonetes, salões de beleza, pet shops, lojas de departamento e mais uma infinidade de estabelecimentos.
A Uruguai ainda conta com uma estação de metrô, situada na esquina com a Rua Conde de Bonfim, a mais extensa da Tijuca. O que confere ao tijucano que ali vive, ter rápido e fácil acesso ao Centro e à Zona Sul da cidade. Em questão de minutos, é possível chegar à praia, ao trabalho ou simplesmente retornar pra casa. A Rua Uruguai também conta com excelentes opções de moradia, incluindo maravilhosos e espaçosos apartamentos de 3 e 4 quartos.
Outra parte da Tijuca que integra esse grupo de grandes ruas do bairro é a Barão de Mesquita, que literalmente corta os bairros do Grajaú e do Andaraí, até chegar à Tijuca. Tido como um dos pontos mais seguros do bairro, por abrigar um batalhão de polícia e outro do exército, a Barão de Mesquita também é um importante pólo cultural da região, tendo o Sesc Tijuca e escola de samba do Salgueiro, na esquina com a Silvia Telles, como grandes expoentes de lazer, arte e diversão na região. Espaços esses que são visitados por turistas e cariocas de outras partes da cidade.
O tijucano é um retrato fiel do carioca, com sua informalidade, sua irreverência e sua paixão pela Cidade Maravilhosa.