Formas e cores
Publicado em: 15/06/2020
Quem mora no Leme sabe que vive em um canto especial da cidade. O local tem como “fronteiras” a Pedra do Leme, o oceano Atlântico e a avenida Princesa Isabel, que o separa de Copacabana. O resultado dessa geografia privilegiada, são ruas tranquilas e praticamente sem trânsito.
Além disso, o bairro é famosos pelos seus inúmeros atrativos e pontos turísticos. Um deles é o Forte Duque de Caxias, conhecido como Forte do Leme. Cercado pela mata atlântica e em meio a uma área de proteção ambiental, o lugar une cultura e história. Originalmente construído entre 1776 e 1799 por ordem do Marquês do Lavradio, quando o Brasil ainda era parte do Império Português. Ele antes era chamado de Forte do Vigia ou da Espia porque não possuía artilharia e servia para alertar as outras fortificações sobre a chegada de navios ao Rio de Janeiro.
Aberto à visitação pública, mediante agendamento, o espaço ainda oferece uma vista sem igual de diversos pontos da cidade, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a praia de Copacabana. A região do Leme também é uma das desejadas por quem gosta de viver com conforto e qualidade de vida. Na Rua Roberto Dias Lopes, um dos trechos mais nobres do bairro, é possível morar em ótimos apartamentos de 2 e 3 quartos a poucos minutos da praia.
Um outro ponto muito visitado por turistas e cariocas no bairro do Leme é o Mural Babilônia. O enorme mosaico com pinturas de artistas do mundo todo, fica localizado na parte inferior do Morro da Babilônia e abrange aproximadamente 140 metros quadrados de um muro de retenção construído pela cidade. Foi projetado e criado por artistas plásticos da República Tcheca e contou com a ajuda de voluntários de diversos países.
Com o tempo, outros mosaicos apareceram na área, melhorando o visual e confirmando o Mural Babilônia como ponto de referência turístico na Zona Sul do Rio de Janeiro. Entre eles, destacam-se os postes "Dark girl" e "The Flag", juntamente com o slogan educacional "Educação é o que você faz quando ninguém olha". Uma escada, reconstruída no local e que também recebeu um acabamento em mosaico. Perto dali, na Rua Gustavo Sampaio, existem excelentes opções de imóveis para quem sonha morar na região. Entre eles, apartamentos de 3 e 4 quartos próximos do comércio, colégios e transporte.
O leme é um reduto de cultura, história e visuais cinematográficos.