Reduto do saber
Publicado em: 04/03/2020
Santa Teresa sempre foi um local diferenciado, localizado nas partes altas do Rio de Janeiro e com bastante tradição cultural, o bairro "insiste" em se manter relevante, preservando a estética antiga do Rio e ao mesmo promovendo um festival de novidades através de seus incontáveis centros culturais.
Um dos espaços mais conhecidos do bairro é o Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, que realiza exposições e projeções fotográficas, oferece oficinas de dança, música, artesanato, apresentações teatrais, atividades infantis, recitais de piano, cineclube para adultos e crianças e eventos diversos ao ar livre. O espaço conta também com um acervo fotográfico referente a Laurinda Santos Lobo, um dos grandes ícones da high society carioca do século passado.
E quando o assunto é fotografia, uma das referências no estilo na cidade do Rio é o Estúdio Retrato, uma casa tombada na região conhecida como baixo Santa Teresa, O local transformou-se, também, em um espaço cultural, cuja a vocação é de unir as diferenças e diversos saberes, com o olhar voltado principalmente, para educação e arte. Tudo isso utilizando seus estúdios de fotos profissionais com o intuito de disseminar o conhecimento entre os membros da comunidade. Em meio a todo esse conhecimento, é possível encontrar ótimos apartamentos de 1 e 2 quartos em ambientes tranquilos e arborizados na Rua Almirante Alexandrino.
Mas Santa Teresa também é poesia, prosa e verso. Um dos centros culturais mais queridos pela população é a Academia Brasileira de Literatura de Cordel. O espaço é a a entidade literária máxima a reunir, no Brasil, os expoentes da literatura de cordel típica da Região Nordeste do país. Santa Teresa também é o lugar dos belos casarões. Na Rua Monte Alegre, é possível encontrar casas comerciais com localizações privilegiadas no bairro.
Entre os muitos centros culturais espalhados pela região, Santa Teresa se destaca por ser essa festa de cores e criatividade, muito em função do respaldo que recebe dos seus moradores. Que abraçam sem distinção as diversas manifestações produzidas em profusão no local.
Matriz do fomento a cultura no Rio de Janeiro, cada pedacinho de Santa Tereza tem um pouco de história pra contar.