Um Rio de Jardins
Publicado em: 16/09/2019Cercado pela mãe natureza, o bairro residencial do Jardim Botânico, leva o mesmo nome do famoso "Jardim Botânico do Rio de Janeiro", que é considerado um dos mais importantes centro de estudos mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade. No Instituto, os visitantes passeiam e se encantam com a abundante vegetação, além de conhecerem as mais que tradicionais, casa das orquídeas, as palmeiras imperiais e as vitórias-régias.
Fundado em 1908, hoje o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, nome que recebeu em 1995, é um órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. A localidade, tida como um patrimônio ambiental e histórico para os todos os cariocas, reflete o desejo dos cariocas de poder contar com mais áreas como essas.
Bem perto dali, fica o icônico Parque Lage, um baluarte da cultura da cidade, ponto de encontro de diversas manifestações artísticas, localizado aos pés da estátua do Cristo Redentor e abençoado com 52 hectares de puro verde. Ao longo do parque, existem uma série de trilhas que levam do Morro do Corcovado à Floresta Tropical do Parque Nacional da Tijuca. Além de desbravar grandes áreas de puro verde, o visitante pode apreciar algumas das melhores vistas da cidade.
A área também tem bares e restaurantes sofisticados, famosos por sua culinária internacional que agradam os paladares mais exigentes. Mas também é possível reunir os amigos e fazer um piquenique no gramado do Parque Lage. Inclusive, esse é um dos programas prediletos de quem frequenta o lugar. Muito bem situado entre os bairros do Jardim Botânico e da Lagoa, na rua Lineu de Paula Machado, ficam alguns dos imóveis mais arejados da região. Um deles, conta com sala em dois ambientes, 3 quartos, sendo 1 suíte com closet e vista para o Jardim Botânico e parcial da Lagoa Rodrigo de Freitas.
A rua Lopes Quintas, uma das principais vias do bairro, como não poderia ser diferente, também é cercada por muito verde e repleta de ar puro. Suas esquinas são enfeitadas pelas árvores seculares que desfilam seus galhos com as brisas do fim da tarde. No entorno, se encontra o prédio da Rede Globo de Televisão, o maior conglomerado de comunicação da América Latina e um dos maiores do mundo. Nesse trecho, um dos melhores da Lopes Quintas, fica um prédio que é constituído de 03 pavimentos, um belo jardim de inverno e com ambiente reservado e familiar, típicos da região.
No meio do caos urbano característico das grandes metrópoles, a região mais arborizada do Rio é um alento para quem quer desfrutar da vida e morar em um ambiente tranquilo, sossegado e acima de tudo inspirador.