Medalha de Ouro
Publicado em: 18/12/2019
A prática de esportes está presente no D.N.A. dos cariocas. Por onde se passeia pela cidade é possível encontrar crianças jogando bola, pessoas se exercitando, correndo, caminhando ou pedalando. Quem vive na Cidade Maravilhosa entende que essa vocação é sagrada, tanto é que constantemente as praças e espaços públicos do Rio vivem lotados de pessoas. Quem sabe desse momento de aparente lazer não possa surgir um novo campeão olímpico brasileiro?
Em Santa Teresa, pertinho da rua Almirante Alexandrino, um lugar reúne esporte, educação e diversão, é o Ginásio Experimental Olímpico, órgão que promove políticas públicas voltada para crianças e adolescentes com potencial para se tornarem atletas. As ações do Ginásio tem como uma das finalidades desenvolver o lado esportista dos jovens por meio do aprimoramento dos aspectos cognitivos e motores. No entanto, o principal objetivo do Ginásio é formação de jovens enquanto cidadãos.
Inspirado nos princípios de liberdade e valores olímpicos e nos ideias de solidariedade humana, o Ginásio Experimental Olímpico tem como principal modalidade o ensino em tempo integral, orientando suas ações para a inclusão social e o bem-estar de seus integrantes, com a intenção de ampliar o tempo de permanência do aluno na escola. Perto dali, na Rua Almirante Alexandrino, existem ótimos imóveis, incluindo apartamentos recém reformados.
As diretrizes do centro de treinamento oferecem o tempo ampliado de ensino para criar condições em que o esporte se apresente como o elemento integrador dos processos de aprendizagem. Localizada a poucos metros do GEO, a Rua Áurea, uma das mais tranquilas de Santa Teresa e próxima do centro do bairro, possui belas casas, algumas propriedades contam com 4 quartos.
Com isso, os alunos podem ter experiências de aprimoramento de sua vocação e treinamento das habilidades atléticas, bem como o desenvolvimento do projeto de vida, O GEO estimula a reflexão sobre seus sonhos, para que eles possam escrever sua história e projetar seu futuro por meio das vivências de atividades de protagonismo juvenil.
Na modalidade inclusão, o Rio de Janeiro sempre fica no lugar mais alto do pódio.