Expressões do Catete
Publicado em: 05/11/2020Cheio de histórias, com uma beleza urbana incomparável e recheado de atrações, este é o bairro do Catete, uma joia encravada na "Porta de entrada" da Zona Sul e bem íntimo do Centro do Rio.
O local é referência para os mais diversos estilos arquitetônicos, como o da antiga residência do presidente, o Palácio do Catete. Situado em meio a jardins exuberantes, o palácio abriga o Museu da República, que exibe obras de arte e artefatos que contam a história política do Brasil. Nas proximidades, o Museu de Folclore Edison Carneiro mostra cerâmicas e figuras de madeira tradicionais. Todos com design e fachadas diferentes, que contam um pouco da trajetória do país.
A localidade inspira um estilo de vida cosmopolita, com uma arquitetura vintage e lembranças do Rio antigo para todos os lados. O Catete consegue ser uma região sempre bem movimentada e agitada. Sua localização é privilegiada pela proximidade e facilidade de acesso ao Centro. Na Rua Tavares Bastos, uma das mais conhecidas do bairro, existem ótimos imóveis, entre eles, lindas casas triplex localizadas bem próximas da estação de metrô.
Ruas cheias de personalidade como Correa Dutra, conseguem marcar bem sua presença, mesmo sendo vizinho de locais mais badalados entre os turistas. Entre seus principais atributos, vale destacar o Palácio do Catete, os templos religiosos, a Praça Largo do Machado, a Galeria Condor e o cinema São Luiz. Em outra área da região, na Rua Correa Dutra essa mais próxima do Flamengo, ficam excelentes imóveis de luxo, inclusive coberturas recém reformadas.
O comércio de rua também é outro ponto muito característico e carismático. Apesar de ser essencialmente residencial, o morador do Catete consegue encontrar de tudo por perto, desde tradicionais restaurantes até os mais pitorescos souvenires, como o famoso chinelo quadrado com estampas cariocas.
O Catete tem o "borogodó" dos cariocas e a cultura sofisticada que desfila pelas ruas do bairro.