Sintonia Fina
Publicado em: 21/01/2021
Considerado por muitos como uma das principais vias do bairro de Santa Teresa, a rua Teresina, que abriga o famoso Largo do Guimarães, é tida como o centro não oficial do bairro. Entre os muitos restaurantes, bares, ateliês e centro culturais que o trecho abriga, um desses locais, em especial, chama atenção pelo seu compromisso com o passado histórico da região. Trata-se do Museu Casa de Benjamin Constant.
O espaço foi criado com o propósito de reconstituir o ambiente e o contexto sociocultural em que viveu o engenheiro, professor e diretor do antigo Instituto dos Meninos Cegos, Benjamin Constant, um dos fundadores da república brasileira.
Entrar no museu é como se aventurar em uma máquina do tempo. O espaço preserva os aspectos das moradias típicas o bairro de Santa Tereza, dos meados do século XIX. Além disso, é possível ler e consultar documentos históricos oficias e compreender um pouco mais sobre a nossa história.
O museu abriga um acervo valioso ligado aos diversos aspectos da vida privada e pública de Benjamin Constant, representados nas pinturas, fotografias, esculturas, mobiliário, indumentária, medalhas, objetos pessoais, livros, entre outros.
A natureza foi generosa com o museu, a área verde de 10.500m², que circunda a casa, integra a Área de Proteção Ambiental – APA de Santa Teresa, desde 1985. O projeto paisagístico desenvolvido visou o favorecimento da utilização da área como um espaço de educação e lazer para os moradores e visitantes do bairro. Vizinha do museu, a Rua Teresina se destaca, também, pelos belos imóveis com 2 quartos e em excelente estado de conservação.
Não distante dali, próximo da Rua Cardeal Dom Sebastião Leme, fica o tradicional bar Tempero do Nordeste. Nada melhor do que enriquecer o seu conhecimento sobre a história do nosso país e em seguida apreciar o melhor da comida nordestina, não é mesmo? Na Cardeal, exelentes apartamentos quarto e sala, proporcionam uma vista privilegiada para a área mais verde do bairro.
O estabelecimento é famoso pelo vatapá e sua carne seca inigualável e, também, por promover eventos musicais, sarais de poesia e debates sobre o desenvolvimento da região.
Santa Teresa é o mais brasileiro dos bairros cariocas. Tem muita história pra contar e tempero de sobra no vatapá