Cordial e Cativante
Publicado em: 26/10/2020Mesmo tendo características de uma região restrita e exclusiva, o bairro da Urca é um das áreas mais queridas pelos cariocas, devido ao seu ambiente que transita entre o boêmio e o bucólico. O espaço é abraçado por algumas das paisagens mais deslumbrantes da Cidade Maravilhosa, entre elas: A enseada de Botafogo, o Cristo Redentor e a Praia Vermelha, situada entre os morros da Urca e da Babilônia, porta de entrada do Pão de Acúcar.
Quase que totalmente residencial, o trecho tem muitas árvores, praças e jardins, por onde seus moradores podem caminhar tranquilamente. O bairro conta com casarões antigos, históricos e bem preservados. Além disso, quem vive no bairro diz que a Urca é dos locais com maior sensação de segurança no Rio.
As ruas da Urca ainda nos reservam o tradicional Iate Clube da Urca e os museu de Ciências da Terra e Museu Histórico da Fortaleza de São João, situados na orla do bairro. Às quintas-feiras, na Praça Guilherme de Oliveira Figueiredo, moradores podem desfrutar de uma feira orgânica que recebe fregueses de diversas regiões do Rio. Umas da áreas mais calmas do entorno, a Rua Ramon Franco, possui excepcionais imóveis de 1,2,3 e quartos com o plus de poder desfrutar da bela vista proporcionada pela Baía de Guanabara.
Para aqueles que não dispensam o tradicional choppinho gelado, a Urca possui famosos bares, como o Bar Urca e Belmonte. Tendo o maravilhoso cenário do Pão de Açúcar a seus pés, a Rua Joaquim Caetano possui ótimos imóveis, incluindo casarões extremamente bem conservados e com até 8 quartos.
O bairro da Urca também registra uma cena que já se tornou um clássico do final da tarde dos cariocas. A reunião de visitantes que se encontram para beber e comer na consagrada Mureta da Urca, que faz a divisa com as águas da enseada e se estende por boa parte do bairro.
A Urca tem lugar cativo no coração de quem vive no Rio.