Cardápio de atrações
Publicado em: 25/10/2019Sabemos o quanto o carioca gosta de saborear uma boa refeição e que não dispensa apreciar o melhor da gastronomia. No bairro Jardim Botânico, existe uma infinidade de restaurantes que produzem em seu menu todo tipo de pratos imagináveis. No entanto, há quem prefira cozinhar sua própria comida, e para estes, existe o espaço culinário Prosa na Cozinha - localizado na Rua Lopes Quintas, no bairro do Jardim Botânico.
A pequena casinha de fachada super simpática e colorida promove aulas de culinária para leigos e iniciados. Durante as lições, ministradas por chefes de mão cheia, os alunos podem provar as refeições e, assim, irem aprimorando o paladar. A comida servida no local é gostosa, fresca e artesanal.
Com um ambiente dedicado a gastronomia experimental em um clima caseiro, os chefs convidam os visitantes a colocar a mão na massa. Literalmente. A Rua Lopes Quintas também abriga ótimos imóveis localizados em áreas tranquilas e arborizadas.
Mas nem só de restaurantes vive o bairro do Jardim Botânico, que também é recheado de praças e espaços públicos de convivência. Um desses locais se destaca pelo nome quase impronunciável: a praça Dag Hammarskjöld, nas proximidades da Rua Joaquim Campos Porto, é uma das mais frequentadas e queridas pelos moradores da região. Projetada pelo arquiteto Azevedo Neto, a Praça foi inaugurada nos anos 1960 e leva o nome do diplomata, economista e escritor sueco Dag Hammarskjöld, que recebeu o Nobel da Paz em 1961.
O espaço é um local carismático, bem conservado e que atrai, sobretudo, crianças que vivem no bairro. Muitos brinquedos espalhados pela localidade fazem a alegria dos pequenos, que além disso, podem desfrutar de um ambiente arborizado e aconchegante. Certamente, elas têm um cantinho no coração reservado para esse espaço da cidade.
Outra galerinha que costuma passear muito pela praça são os animais de estimação de quem vive no entorno. Os pets adoram o clima ameno da região e se esbaldam no gramado. No trecho da Rua Joaquim Joaquim Campos Porto, colada a Dag Hammarskjöld, é possível encontrar maravilhosas casas com vista para a Lagoa e Jardim Botânico.
Outro ponto que faz da Hammarskjöld um dos locais mais carismáticos do Jardim Botânico é o fato dela ter se transformado em uma espécie de "casa de festas" não oficial do bairro. Isso mesmo, os moradores frequentemente se reúnem no local para, talvez, o mais típico dos programas cariocas. Churrasquinho ao ar livre com pagode e cerveja gelada.
O Jardim Botânico, tal como um cardápio, tem diversas opções que merecem ser apreciadas como se fosse uma boa refeição.