Passeio por Santa
Publicado em: 23/10/2020Um dos grandes símbolos da cidade do Rio de Janeiro, o Bonde de Santa Teresa é um pedacinho da nossa identidade que passeia pelas ruas do bairro. Embarcar no bonde é como fazer uma viagem no tempo e desfrutar das belas paisagens que a região proporciona. Todo carioca tem um carinho especial pelo bairro, porque reconhece, naquelas ladeiras e casarões, um pouco de si mesmo e de sua história.
Qualquer roteiro no Rio deve pensar em incluir Santa Teresa, que é um bairro que integra a região central do Rio, o que facilita em muito o acesso. A localidade ilustra a essência do que é ser carioca. E entre as diversas atrações, certamente o passeio no Bonde de Santa Teresa é uma das mais interessantes.
Qual turista não gostaria de tirar uma foto no Arcos da Lapa? O antigo aqueduto que levava água da nascente do Rio Carioca para o centro da cidade, hoje funciona como ligação entre o ponto inicial do Bonde de Santa Teresa e o bairro que lhe deu o apelido. Os famosos bondes amarelos fazem a festa dos visitantes que registram o seu passeio desde debaixo dos arcos até aqueles que resolvem fazer um passeio no bonde. Belas mansões de até 10 quartos podem ser facilmente encontradas nas ruas do entorno, como a Hermenegildo Barros, por exemplo.
Diariamente subindo e descendo pelas vias de Santa Teresa, o meio de transporte se tornou, além de um meio de transporte super requisitado e querido pelos moradores do bairro, um expoente da cultura carioca, que mesmo tendo saído de circulação em vários momentos ao longo dos anos, sempre esteve presente no imaginário popular. A Rua Joaquim Murtinho, uma das regiões que o bonde atravessa, possui casas todas restauradas com linda vista da cidade.
Atualmente o trajeto feito pelo bonde passa pelas principais áreas do bairro de Santa Teresa, como o Largo do França, Largo dos Guimarães e Largo do Curvelo. Além disso, o trecho contemplado pelo veículo compreende alguns dos pontos turísticos mais visitados do centro da cidade, como o Parque das Ruínas, o Museu da Chácara do Céu e a Escadaria Selarón. Durante o roteiro, o Bonde de Santa Teresa atravessa as Ruas Joaquim Murtinho, a região possui casas recentemente restauradas com jardim e piscina.
Santa Teresa é parada obrigatória para quem ama o Rio.