Santa Beleza
Publicado em: 08/11/2019
As ladeiras de Santa Teresa são pavimentadas por muitas histórias e personalidades. Templo do Rio Antigo, o bairro guarda em cada esquina um pouco da nossa identidade e do significado do que é ser carioca. Ao longo dos anos, tem sido reduto de intelectuais, escritores, músicos e artistas, sem falar que, por lá, já moraram negros quilombolas, beatos e beatas, entre muitos outros personagens importantes da nossa cidade que ajudaram a construir a reputação do lugar.
Uma das ruas mais tradicionais do bairro, é a Santa Cristina, situada entre o bairro da Glória e Santa Teresa. A via fica localizada a poucos minutos de um dos cartões postais mais visitados da cidade, os Arcos da Lapa. Para os turistas que visitam a cidade maravilhosa, vale muito a pena esticar um pouquinho o roteiro e conhecer os casarões antigos, muitos deles preservados, que região abriga.
Com um ambiente como trecho é constituído de casas, sobrados ou conjuntos residenciais com vários domicílios de famílias distintas. Para quem gosta da estética do Rio Antigo, a área é excelente , calma, tranquila onde se pode caminhar, pedalar e ver as belezas do Rio de Janeiro do alto do Morro de Santa Teresa. Sua beleza se completa pelo bondinho. Na Rua Santa Cristina, facilmente se encontram sobrados de até sete quartos.
Falando em pedalar, muitos ciclistas utilizam a via para chegar até outro badalado ponto turístico do Rio, o Corcovado. É uma alternativa pra quem costuma subir pela Glória. A rua é tranquila, com pouco movimento de carros, ideal pra uma caminhada, ou uma pedalada em ladeira. Além disso, muitos passeios guiados são realizados para contemplar a demanda de turistas e até de moradores. É bem legal passear por essas vielas que ainda conservam o estilo antigo do Rio de Janeiro.
Além de todo contexto histórico, Santa Teresa é sinônimo de moda por um preço acessível a todos. No bairro, os clientes encontram muitos brechós que comercializam produtos de qualidade e com um bom valor. Um deles, próximo a Rua Aprazível, é o Flor de Santa, que vende roupas para mulheres, homens e crianças, sapatos, chapéus, objetos para casa e até fantasias. Ainda na região, uma das mais bem localizadas do bairro, é possível encontrar enormes casas divididas em 5 até apartamentos.
No Flor de Santa, os visitantes tem a disposição, peças novas, usadas, antigas e, ainda, roupas de pontas de grife. Para completar, uma estação de tratamento de roupas (com máquina de lavar, secar e ferro a vapor) pode ser usado gratuitamente pelos clientes.
Santa Teresa é um bairro que se veste de riqueza cultural.