Subindo a ladeira com destino a alegria
Publicado em: 18/09/2019
Único! Assim podemos definir o bairro de Santa Teresa, localizado na região central do Rio. Um dos espaços mais divertidos e interessantes da cidade maravilhosa. Templo do carnaval carioca, a localidade abriga alguns dos blocos mais icônicos da festa mais popular do Brasil. Praticamente abrindo os festejos na primeira manhã, temos o Céu na Terra, que desfila alegria com suas clássicas marchinhas e muita criatividade nas fantasias.
Situado acima de uma colina, Santa Teresa proporciona visões privilegiadas da Zona Sul e do Centro do Rio. A região já foi reduto da antiga aristocracia carioca e por isso mesmo podemos observar grandes casas e mansões ainda existentes no trecho. A Rua Teresina, localizada na região mais nobre do bairro, com rua plana, apresenta boas opções de imóveis, com 2 quartos e vaga de garagem.
Muitas vezes a sensação que se tem caminhando por Santa Teresa, é que ele parece ter parado no tempo com suas casas antigas, palacetes, ruas estreitas de paralelepípedos e o trilho do famoso bondinho que leva moradores e turistas ladeira acima. O bairro preserva em suas fachadas das casas do entorno, a beleza de um Rio de Janeiro antigo que só é possível ser apreciado exclusivamente ali.
Outra característica marcante do bairro, é que ele respira intelectualidade e vive de arte. São inúmeros ateliês, institutos de dança, música e outros centros culturais que fomentam as práticas artísticas na região. Ao longo da subida, é possível observar como os grafites pintados nos muros, ajudam a contar um pouco da história e das pessoas que ajudaram a conceber o lugar. No centro de Santa Teresa, na Rua Áurea, existem excelentes apartamentos com 2 pavimentos e jardim ao redor da casa.
O Largo do Guimarães, um dos espaços mais charmosos e conhecidos de Santa Teresa, é onde ocorre o encontro de todas as tribos. O espaço é cercado por bares, restaurantes, além de lojas de artesanato e decoração. Durante o dia, uma boa ideia é apreciar e comprar as peças únicas feitas pelos artistas da locais. Já durante a noite, não faltam opções de bares e restaurantes para experimentar os agito da boemia em Santa Teresa. Além da variedade gastronômica, o Largo conta com um pequeno cinema, o Cine Santa, voltado para a produção independente.
Santa Teresa é a personificação do carioca, é alegre, receptiva, festiva, ama as artes em geral e a história da nossa cidade.