O Catete é logo ali
Publicado em: 10/02/2020
Frequentemente na cidade do Rio costuma-se confundir a localização de algumas regiões. Na área da grande Tijuca, por exemplo, Grajaú, Vila Isabel, Andaraí e a própria Tijuca são bairros que fazem fronteira entre si e, muitas vezes, as pessoas não sabem exatamente onde estão, inclusive os próprios moradores dessas localidades fazem confusão. Na Zona Sul temos as vizinhas Ipanema e Copacabana, que por vezes se cruzam no imaginário popular d, assim como Cachambi e Méier, na Zona Norte, entre vários outros episódios.
Mas, talvez, o caso mais emblemático da cidade em relação a essas dúvidas geográficas, fique por conta da dobradinha Catete e Glória. Situados no circuito Centro Zona Sul, os bairros 'invadem' um ao outro e causam uma divertida confusão nas pessoas. A rua Pedro Américo fica bem no meio dessa discussão. privilegiada, a via está estabelecida entre as estações de metro da Glória e do Catete. Além disso, quem mora ou visita o lugar, pode usufruir de tudo que as duas regiões tem de melhor.
Do "lado da Glória", é possível desfrutar da super tradicional Feira Livre do bairro. Seja para fazer compras ou se divertir, as barracas agitam os domingos de centenas de cariocas e estrangeiros que ali encontram frutas, flores, verduras, peixes, pasteis, tapiocas, queijos, arte e música. E tem para todos os gostos: chorinho, samba, música latina e o que mais pintar. É um dos espaços mais democráticos do Rio. A Rua Pedro Américo possui ótimas casas totalmente reformadas e em ambientes tranquilos e arborizados.
A área do Catete tem mais vocação residencial que a Glória, e com isso, seu número maior de moradores marcam presença em grande quantidade nos eventos das redondezas, devido a proximidade desse lugares. Na maioria dos casos, inclusive, basta caminhar alguns minutinhos para chegar ao seu destino.
No Largo do Machado, uma das praças mais famosas da Cidade Maravilhosa, e por muitas vezes. tido como um bairro, fica o coração do Catete. A região, que também é vizinha de Laranjeiras e Flamengo, possui mercados, cinemas, livrarias, amplo transporte e um rico legado urbanístico e arquitetônico gravado nas fachadas das casas e dos museus que abrilhantam o lugar. O Largo do Machado possui lindos apartamentos no melhor trecho do local.
Bonito por si só, quem vive no Catete, além de curtir o charme, a beleza e tudo que o bairro pode oferecer, ainda tem irmãos ilustres bem ao seu lado.