Estimado
Publicado em: 02/10/2020Meio Zona Sul, meio Centro do Rio e completamente maravilhoso, o bairro do Catete reúne em só lugar diversos estilos de vida na Cidade do Rio de Janeiro. Possui o glamour da área mais charmosa do Rio e, ao mesmo tempo, preserva traços históricos típicos da região central da cidade.
O local é referência para os mais variados tipos de estilos arquitetônicos, como o da antiga residência do presidente, o Palácio do Catete. Nas proximidades, o Museu de Folclore Edison Carneiro mostra cerâmicas e figuras de madeira tradicionais. Todos com design e fachadas diferentes, que contam um pouco da trajetória do país.
As vias principais são as ruas Catete, onde está concentrada a maior parte do comércio, com lojas, bancos e restaurantes. Já as ruas Bento Lisboa e Pedro Américo, são mais residenciais, com lindos condomínios. Na Corrêa Dutra, uma das mais extensas vias do bairro, é onde encontra-se o mais antigo sobrado do bairro, transformado em uma loja de departamentos.
Aliás, o destaque do Catete é a quantidade de sobrados e casarões construídos, muitos deles tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Os prédios mais modernos são altos complexos empresariais que dividem espaço com famosos e tradicionais hotéis da cidade.
Além das inúmeras opções de compras, o transporte no bairro é eficiente. São duas as estações de metrô, com acesso às linhas 1 e 2, que operam entre zona sul e zona norte. A rede de ônibus leva os passageiros ao Centro, zonas oeste, sul e norte.
Ruas como a estruturada Pedro Américo também oferecem toda comodidade e conforto, além de muitas formas de se divertir. Uma delas é a Casa Jimmy de Dança, um dos estúdios mais conceituados do Rio, com aulas de balé clássico, gafieira, samba, jazz e muitos outros ritmos. Na Pedro Américo ainda existem ótimos imóveis, entre eles, lindas apartamentos localizados bem próximas da estação de metrô.
Um bairro dos mais carismáticos e estimados do Rio, o Catete é a história em pleno movimento.