Polivalente
Publicado em: 16/09/2020A Rua das Laranjeiras é o coração de um dos bairros mais conceituados, históricos e perfeitos para moradia no Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo que o trecho é movimentado, contando com diversos pontos comerciais, a via preserva alguns casarões, igrejas e sobrados antigos, que dão um toque diferenciado para a região.
Cortando a Pinheiro Machado, uma das principais vias do bairro, a Rua das Laranjeiras é uma das mais extensas da Zona Sul, ligando a região do Cosme Velho até o Largo do Machado. Pela proximidade com os bairros do Flamengo, Botafogo e Catete, os moradores contam com inúmeras linhas de ônibus que circulam por todas as partes da cidade. Além de, pelo menos, quatro estações de metrô (cinco se considerarmos a da Glória) nas redondezas.
O trecho é um dos mais completos, contando com absolutamente todos os tipos de empreendimento, indo dos básicos e essenciais, supermercados, clínicas médias e farmácias, até papelarias, lojas de material de construção e até distribuidora de água mineral. Para quem sonha em viver no bairro, Laranjeiras possui opções que vão desde as grandes e belas casas aos modernos e aconchegantes apartamentos. Entre as casas, é possível morar em imóveis de 3,4 e 5 quartos.
Um dos grandes destaques das adjacências é o prédio da Rio Filme, um dos maiores patrimônios culturais do país. O enorme casarão na Rua das Laranjeiras abriga a empresa pública que atua nas áreas de distribuição e apoio à expansão do audiovisual carioca. A Rio Filme contribuiu com os maiores sucessos da história do cinema nacional, como "Central do Brasil", "Cidade de Deus", "Tropa de Elite", entre outros. O seu acervo fica à disposição de cariocas e turistas que desejem conhecer mais sobre a produção de filmes na cidade.
A Rua das Laranjeiras também conta com excelentes imóveis com paisagens que parecem efeitos especiais de cinema, incluindo amplos e confortáveis apartamentos de 2 e 3 quartos com vasta área verde como cenário entre prédios modernos em um pedaço do bairro cheio de vida.
Em termos de inclusão social, a Rua das Laranjeiras também desponta no cenário nacional, abrigando o prédio do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), um órgão ligado ao Ministério da Educação que atende alunos surdos da Educação Infantil até o Ensino Médio, além de oferecer ensino profissionalizante e estágios remunerados que ajudam a inserir os surdos no mercado de trabalho.