Bom negócio
Publicado em: 05/08/2020Se por uma lado o bairro do Humaitá possui ambientes agitados, que contam com diversos bares e restaurantes, por outro, a região possui áreas extremamente tranquilas, cheias de ruas arborizadas e ar puro, onde suas vias e transversais conservam um pouco da alma do antigo e recatado carioca, com toda a sua diversidade.
Aliás, foi-se a época em que o Humaitá era conhecido somente como bairro irmão de Botafogo ou que servia de passagem para Lagoa e Jardim Botânico. Há tempos, ele figura como um dos bairros de melhor polo gastronômico, principalmente por conta da tradicional Cobal do Humaitá, um espaço com a cara do Rio e que atrai centenas de pessoas diariamente.
Originalmente parte de Botafogo, o Humaitá tem uma história rica dentro do cenário carioca, sendo um dos poucos bairros onde as casas antigas são preservadas, especialmente nas ruas adjacentes. Esses locais, por sinal, são um charme a mais, por incrementarem à paisagem com sua arquitetura. Para quem sonha em morar no bairro, é possível encontrar ao longo do trecho da Rua Voluntários da Pátria que contempla o Humaitá, amplas e confortáveis coberturas de 2 e 3 quartos.
Mas não é só de comida e bebida boa que vive o bairro. Vale o destaque para as áreas da saúde e educação. A oferta de colégios públicos e particulares é considerável. Os mais conhecidos são Colégio Padre Antonio Vieira, Pedro II e Andrews, uma boa pedida para quem gostaria de morar em um lugar em que os filhos tivessem fácil acesso a tudo. Já a lista de hospitais é encabeçada pela Casa de Saúde José, além da Clínica São Carlos, Casa Saúde Santa Lúcia e Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro. Na principal e mais movimentada via do bairro, a Rua do Humaitá, são muitas as belas casas disponíveis para quem deseja viver na região. Algumas delas com jardim, piscina e com vistas esplêndidas para um dos maiores cartões postais do Rio, o Pão de Açúcar.
No que se refere a cultura, o bairro dispõe do Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, que abriga uma serie de eventos artísticos. E se o programa tiver outro viés, como feiras, formaturas e festas particulares, o clube Casa de Espanha também é uma boa pedida.E para quem não dispensa um programa ao ar livre, a Lagoa Rodrigo de Freitas é logo ali do lado, a menos de 3km, cerca de 15 minutos de bicicleta e 30 minutos a pé do início do Humaitá.
O Humaitá é esse cantinho carismático e querido da Cidade Maravilhosa.