• Brasil
  • Ingles
  • França

O Bonde está passando

Publicado em: 29/10/2019

 

Um dos grandes símbolos da cidade do Rio de Janeiro, o Bonde de Santa Teresa é um pedacinho da nossa identidade que passeia pelas ruas do bairro. Embarcar no bonde é como fazer uma viagem no tempo e desfrutar das belas paisagens que a região proporciona. Todo carioca tem um carinho especial pelo bairro, porque reconhece, naquelas ladeiras e casarões, um pouco de si mesmo e de sua história. 

Qualquer roteiro no Rio deve pensar em incluir a Lapa e Santa Teresa, que são bairros vizinhos ao Centro, o que facilita em muito o acesso. Essas localidades ilustram a essência do que é ser carioca. E entre as diversas atrações, certamente o passeio no Bonde de Santa Teresa é uma das mais interessantes.

Qual turista não gostaria de tirar uma foto no Arcos da Lapa? O antigo aqueduto que levava água da nascente do Rio Carioca para o centro da cidade, hoje funciona como ligação entre o ponto inicial do Bonde de Santa Teresa e o bairro que lhe deu o apelido. Os famosos bondes amarelos fazem a festa dos visitantes que registram o seu passeio desde debaixo dos arcos até aqueles que resolvem fazer um passeio no bonde. Belas mansões de até 10 quartos podem ser facilmente encontradas nas ruas do entorno, como a Hermenegildo Barros, por exemplo.    

Diariamente subindo e descendo pelas vias de Santa Teresa, o meio de trasporte se tornou, além de um meio de transporte super requisitado e querido pelos moradores do bairro, um expoente da cultura carioca, que mesmo tendo saído de circulação em vários momentos ao longo dos anos, sempre esteve presente no imaginário popular. A Rua Joaquim Murtinho, uma das regiões que o bonde atravessa, possui casas todas restauradas com linda vista da cidade.  

Atualmente o trajeto feito pelo bonde passa pelas principais áreas do bairro de Santa Teresa, como o Largo do França, Largo dos Guimarães e Largo do Curvelo. Além disso, o trecho contemplado pelo veículo compreende alguns dos pontos turísticos mais visitados do centro da cidade, como o Parque das Ruínas, o Museu da Chácara do Céu e a Escadaria Selarón. Durante o roteiro, o Bonde de Santa Teresa atravessa as Ruas Joaquim Murtinho, a região possui casas recentemente restauradas com jardim e piscina. 

Criado na segunda metade do século XIX, o bonde de Santa Teresa no centro da cidade do Rio era particularmente muito cobiçado e concorrido pelo transporte de passageiros. Por conta desta demanda, houveram uma série de concessões cobrindo trechos curtos, dificultando o tráfego nas ruas estreitas do Centro.  

Galeria

Ops! Não achamos o conteúdo que você tentou acessar.

O conteúdo que você tentou acessar não existe ou ocorreu algum erro no nosso site. Mande um e-mail para nossa equipe relatando o problema. Obrigado!

Ops! Acesso não autorizado!

Opa! você tentou acessar um conteúdo que não está disponível publicamente. Gostaria de mandar um e-mail informando a nossa equipe? Iremos investigar e resolver o problema. Obrigado!

Ops! Nenhum imóvel encontrado.

Ainda não encontramos nenhum imóvel com as caracteristicas selecionadas.
Continue buscando, temos certeza que você vai encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Você também pode enviar um e-mail para nossa equipe que vamos te ajudar a encontrar seu imóvel.

Ops! Ocorreu um erro inesperado!

O servidor retornou uma informaçao inválida. Por favor, tente novamente.
Caso o erro persista, você também pode enviar um e-mail para nossa equipe.

Obrigado e desculpe pelo transtorno!

loading...
carregando